São José dos Campos, Sábado, 6 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL
Grupo de 50 pessoas retirou, em três horas, 300 quilos de lixo; rio Juqueriquerê é considerado um dos maiores em extensão na região
Operação inédita limpa mangue em Caraguá

free-lance para a Folha Vale

Em uma operação inédita realizada ontem no mangue do rio Juqueriquerê, uma equipe de 50 pessoas conseguiu retirar, em um período de três horas, 300 quilos de lixo do local. A quantidade representa 0,5% do total recolhido na cidade por dia -60 toneladas.
O trabalho foi realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba em conjunto com um grupo de 20 alunos da escola Nova Geração, dez professores e 12 monitores do projeto Operação Praia Limpa. Eles percorreram um quilômetro do local.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o rio é considerado um dos maiores em extensão do litoral norte, mas o órgão não soube informar o tamanho.
A área ainda mantém as características do ecossistema e não foi afetada completamente pela poluição. Ao todo foram recolhidos 15 sacos de lixo de 240 litros cada.
Os produtos mais encontrados foram latas de refrigerante e garrafas plásticas.
A assessoria informou que a prefeitura possui um cronograma de atividades ecológicas durante todo o ano para conscientizar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente.
A administração também vai fixar placas nas oito marinas e nos dois clubes náuticos localizados às margens do rio para solicitar aos usuários de barcos que não joguem lixo no rio ou no mar.

Início
Na semana passada, a prefeitura também desenvolveu atividades na rodovia dos Tamoios e na ilha Tamanduá. No trecho de serra da Tamoios foram retiradas quatro toneladas de lixo e na ilha foram duas toneladas.
A prefeitura também fez uma parceria com a Cáritas, entidade da Igreja Católica que tem um programa internacional de auxílio a famílias carentes.
Todo o material é enviado para a Cáritas, que se encarrega da reciclagem do lixo.
A entidade paga famílias carentes para que elas trabalhem no processo de reciclagem. Com o aumento da produção, é possível ampliar o número de emprego.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.