São José dos Campos, Quinta-feira, 09 de Março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Vigilância descarta uma epidemia
São José registra 4º caso de meningite

free-lance para a Folha Vale

A Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos confirmou o quarto caso de meningite meningocócica do tipo B deste ano na cidade.
Esse tipo de meningite é causado por uma bactéria, é contagiosa e ainda não há vacina para a prevenção.
Na semana passada, a estudante Ariane Chagas da Cunha, 6, morreu por causa da doença.
No ano passado foram registrados 13 casos, com duas mortes.
Para a médica da Vigilância Epidemiológica Denise Melo, não há risco de epidemia, pois os casos são isolados, mas a vigilância continuará em alerta. "As pessoas devem evitar ambientes fechados onde o risco de contaminação é maior", disse.
Segundo Denise, um menino de 4 anos que está com meningite tipo B e não teve o nome divulgado está internado no Hospital Municipal desde o dia 5, mas não corre risco de vida. "Todos os alunos da escola onde ele estuda na Vila Industrial serão medicados", disse Denise. Ela não soube informar o nome da escola.
Um rapaz de 21 anos, morador do bairro do Rio Comprido, em São José, que ficou doente na semana passada, continua internado no Hospital Municipal.
Segundo Denise, outros dois casos de meningite, causada por bactéria e vírus, foram registrados no Hospital Prontil nesse fim-de-semana. Esses tipos são diferentes da meningite tipo B.
Um garoto de 5 anos está internado com meningite viral, mas passa bem. O estudante Willian André Martins, 7, está internado com meningite causada por bactérias desde o dia 5. Ele é filho do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdir Martins Souza.
Segundo Souza, no domingo Willian começou a ter febre, a vomitar e a apresentar rigidez na nuca. "Logo que ele começou a passar mal o levamos ao hospital. Agora ele está bem",disse.
Os sintomas da meningite são febre alta, vômito em jato, rigidez na nuca e forte dor de cabeça.


Texto Anterior: Grupo mata perueiro em assalto
Próximo Texto: Indústria: Metalúrgicos ameaçam a Embraer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.