São José dos Campos, Terça, 10 de agosto de 1999

Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Polícia aponta casos ligados a entorpecentes como principal problema de segurança da cidade hoje
Tráfico aumenta 39% em São José

KARINA OGO
da Folha Vale

O número de ocorrências envolvendo o tráfico de entorpecentes em São José cresceu 39,43% nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 98. As apreensões de drogas passaram de 221 para 308.
A polícia vê hoje o tráfico como principal problema ligado à segurança e atribui cerca de 80% dos homicídios dolosos (com intenção) ao envolvimento com o tráfico.
A comparação feita entre os meses de janeiro e julho de 97 e o mesmo período de 98 indica que esse crime havia apresentado uma redução de 24,3%. Também houve aumento se forem analisados o início deste ano e o final de 98. As ocorrências são relativas a apreensões e prisões em flagrante.
Houve crescimento também nos casos de furtos e roubos comuns -21,99% e 21,77%, respectivamente- e envolvendo veículos -27,99%-, de acordo com dados da Delegacia Seccional de São José dos Campos.
Os índices comparando os mesmos períodos de 96 e 99 apontam crescimento de 85,64% de roubos comuns e 87,53%, de furto e roubo de veículos.


" Cerca de 80% dos homicídios dolosos (com intenção de matar) têm ligação com o tráfico de drogas"


Por outro lado, a polícia registrou queda de 3,89% nos homicídios dolosos.
O delegado-seccional-assistente Agnaldo Fracaroli disse que a redução se deve ao combate ao tráfico. "Como a maioria das mortes ocorre por causa de drogas, quanto mais pessoas ligadas ao tráfico são presas, menor o número de homicídios."
A zona sul, considerada a mais violenta de São José, também concentra a maior incidência dos casos. A comerciante Andréia Duarte Pereira, 23, vai vender seu estabelecimento para sair da região.
Os principais motivos dos homicídios ligados aos entorpecentes são acerto de contas e disputa por pontos-de-venda. "As mortes ocorrem por dinheiro. E, se mais de um quer um mesmo território, também", disse Fracaroli.
Na última sexta-feira, a PM realizou uma operação em São José com o objetivo de encontrar armas e drogas. Além disso, a corporação está mantendo um esquema especial na região sul.
"O crescimento das ocorrências de tráfico significa resultado do trabalho da PM", disse o comandante Celso Carlos de Camargo.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.