São José dos Campos, Quinta, 12 de agosto de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Área deu origem a um bairro
São José preserva fazenda histórica

KARINA OGO
da Folha Vale

O Cedepac (Centro de Estudos e Defesa do Patrimônio Cultural), de São José dos Campos, vai enviar amanhã para a Câmara Municipal um projeto que visa a preservação da última fazenda do século 19 construída com técnica de taipa de pilão (paredes de barro socado) na cidade.
A fazenda Galo Branco deu origem ao bairro de mesmo nome na cidade e ao distrito de Eugênio de Melo e se destacou como produtora de cana-de-açúcar, banana e café.
Em julho deste ano, a entidade enviou o mesmo projeto para o Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural).
"É o último exemplar da arquitetura rural na cidade. Com o projeto aprovado, o imóvel não poderá ser descaracterizado. Qualquer alteração deverá passar pela autorização do Comphac", disse o coordenador-geral do Cedepac, o arqueólogo Plácido Cali.
Uma urna funerária indígena, que ainda necessita de estudos arqueológicos para identificação, já foi retirada do local.
"Além da preservação, o ideal seria que a fazenda fosse desapropriada, para que o município ficasse responsável e o público pudesse ter acesso. Existem outros imóveis que também devem ser preservados", disse Cali.

São Sebastião
A empresa Cia. do Restauro entrega hoje à Prefeitura de São Sebastião o projeto de recuperação e revitalização do centro histórico do município.
O projeto tem como objetivo recuperar o conjunto arquitetônico colonial, formado por 29 casarões localizados em oito quarteirões centrais tombados pelo Condephaat (Conselho de Desenvolvimento do Patrimônio Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), além de implantação de uma marina e a construção de um terminal pesqueiro em parte do aterro da rua da Praia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.