São José dos Campos, Quarta-feira, 13 de Outubro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Inscrição gratuita e feriado são as causas apontadas
Univap tem recorde de abstenção em 99

free-lance para a Folha Vale

O final de semana prolongado e as inscrições grátis pela primeira vez são apontados como principais causas da abstenção recorde da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) no Vestibular 2000.
Ontem, terceiro dia de prova da primeira fase do vestibular, a abstenção foi menor do que a do final de semana, mas mesmo assim continuou alta: 49%, enquanto no sábado o índice foi de 57% e no domingo, de 55%.
Segundo Alberto Eugênio Canhoto, presidente da Comissão do Processo Seletivo, era esperado que a ausência fosse superior a 20% devido à gratuidade da taxa de inscrição. "O grande número de "treineiros" e o feriado prolongado também causaram muita desistência."
"Entre fazer a prova e aproveitar o final de semana de sol na praia muitos alunos do 2º grau preferiram a segunda opção", completou Canhoto, que estima a inscrição de 10% de "treineiros".
Realizaram a prova ontem cerca de 2.200 candidatos para os cursos de odontologia, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional e educação física.

Personagens
Marcelo Lírio de Souza, 20, disputava uma das vagas no curso de educação física. Ele garantiu que estava tranquilo e que o exame não foi difícil.
"Em 97, prestei para direito. Passei, mas não quis cursar. Acho que agora encontrei a área certa", afirmou o candidato.
Entre os treineiros estava Andréa Vieira Silva, 15. "As questões estavam um pouco difíceis. A redação mais ou menos. Queria mesmo saber como era o ambiente de vestibular e me preparar com antecedência."
(BETÂNIA RODRIGUES)


Texto Anterior: Infarto mata historiador em Madri
Próximo Texto: Exames continuam no sábado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.