São José dos Campos, Quinta-feira, 14 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE
Órgão está avaliando os valores e os critérios
Indústria quer ampliar a cobrança por uso da água no Vale do Paraíba

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O Ceivap (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) começou a avaliar ontem à noite o protesto das 40 maiores indústrias da região contra a proposta de que somente elas, do setor da iniciativa privada, passem a pagar pelo uso da água.
Representantes das indústrias que participaram da reunião querem que a cobrança, prevista em legislação estadual para vigorar em 2002, seja estendida a outras empresas, incluindo as de atividade agropecuária.
Segundo o comitê, enviaram representantes à reunião empresas como Votorantim, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e Light, além de ONGs (organizações não-governamentais) e prefeitos.
A cobrança pelo uso da água, que deve ser realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas), visa gerar recursos para recuperar a bacia do rio Paraíba, que está quase totalmente comprometido pelo lançamento de resíduos industriais e domésticos.
O evento, destinado a toda a comunidade, foi realizado na faculdade de agronomia da Unitau (Universidade de Taubaté).

Valores
Os critérios e os valores serão decididos pelo plenário do Ceivap, provavelmente ainda em agosto deste ano.
Segundo Romildo Eugênio de Souza, que faz parte de um órgão que participa das reuniões, é preciso ampliar a discussão.
"As indústrias dizem que aceitam pagar, mas querem que todos colaborem e também um retorno do dinheiro despendido", disse.


Texto Anterior: Fluxo será intenso até as 10h
Próximo Texto: Futebol: Marcos Venâncio desfalca o São José
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.