São José dos Campos, Domingo, 16 de Abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIAS
Memória paulista - 2

LUÍS EBLAK
editor-assistente da Folha Ribeirão

As chamadas divisões intermediárias do futebol paulista devem sofrer um novo inchaço no ano que vem. A possibilidade é que haja inclusive uma sexta divisão em 2001.
A grande dúvida é, no entanto, se a "Série B-3" seguirá os passos da atual quinta divisão, que começa hoje. Ou seja, com um regulamento que torna a competição um torneio sub-23, o que é louvável, como escrevi há duas semanas.
De mais a mais, vamos esperar quais serão os critérios para a inscrição dos clubes.
Segundo dados da FPF (Federação Paulista de Futebol), o Estado tinha no ano passado 52 equipes licenciadas. Isso, na prática, quer dizer que esses times pagavam as taxas de filiação, mas não disputavam campeonatos da entidade.
Desses clubes, cinco estréiam hoje na B-2, como o Guairense (afastado desde 1995) e o Penapolense (desde 96).
Os demais novos times da quinta divisão estavam registrados na FPF como amadores. É o caso do Comercial, de Registro.
O curioso da lista dos licenciados é que há um grupo de times que poderiam facilmente ser chamados de tradicionais. Comercial, de Araras, por exemplo, é de 1929, e parou nos anos 80. Pode parecer incrível, mas o clássico da cidade não tinha o União. Jogavam, até os anos 50, Comercial e Ararense, hoje amador.
Já o Ituveravense foi criado em 26, tornou-se campeão do interior em 66, mas deixou de jogar o Paulista no início desta década. Há ainda o Atibaiense, de 34, que se licenciou nos idos dos anos 90.
Tambaú, cidade conhecida pelo padre Donizetti, tem, para quem não sabe, dois clubes de licença: o Operário, de 1921, e o União, de 10. Abandonaram o profissionalismo em fins da década passada e início desta.


eblak@uol.com.br

Texto Anterior: Série B-2: Corinthians Vale e Guará estréiam
Próximo Texto: Surfe: Maresias sedia final de amador
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.