São José dos Campos, Sábado, 17 de julho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA
Nasa trabalha com Inpe para monitorar satélite

KAREN GOBBATTO
free-lance para a Folha Vale

A Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América) vai lançar um satélite na manhã da próxima terça-feira e usará as instalações do Centro de Rastreio e Controle do Inpe para monitorar a operação.
A parceria foi firmada há dois meses e a Nasa trouxe para o Inpe de São José dos Campos duas estações transportáveis que vão auxiliar no posicionamento do satélite na órbita depois de ser lançado pelo ônibus espacial.
Esse posicionamento será feito por meio de foguetes.
O chefe do Centro de Rastreamento, Pawel Rozenfeld, disse que o Brasil foi escolhido para colaborar no lançamento porque do país será possível ter uma visão melhor da operação para acionar os foguetes.
Esse satélite científico custa cerca de US$ 1 milhão e vai estudar os buracos negros e os raios X vindos de outras galáxias. Com isso, a Nasa pretende obter informações para elucidar a origem do universo.
Com essa colaboração, o Inpe terá acesso aos dados coletados pelo satélite.
Rozenfeld disse que o Inpe também terá acesso à tecnologia das estações transportáveis, o que interessa ao instituto.

Florestal
O Inpe firmou ontem um acordo de cooperação com a Polícia Florestal do Estado de São Paulo para monitorar as áreas de preservação ambiental do Estado.
Os satélites do Inpe vão monitorar essas áreas e informar a Polícia Florestal quando houver indícios de desmatamento ou incêndios.
O projeto piloto vai começar a operar em agosto, em uma área de preservação do Vale do Paraíba.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.