São José dos Campos, Sexta-feira, 20 de Abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISMO
São Francisco atrai os ecologistas

CAROLINA FARIAS
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O distrito de São Francisco Xavier, no município de São José dos Campos, é uma boa opção para aqueles que preferem passar os fins de semana e feriados nas montanhas.
Localizado a 59 km de São José, o distrito é muito visitado por turistas paulistanos.
Entre os atrativos do local, estão a temperatura média anual de 17ºC e as características topográficas, que proporcionam ao turista diversas opções de trilhas e cachoeiras, que atraem os esportistas radicais da região.
Além disso, o distrito está localizado em uma APA (Área de Proteção Ambiental) e foi adotado como área de preservação do Muriqui, uma espécie de macaco que está em extinção.
Segundo informações do CAT (Centro de Apoio ao Turista), cerca de cem muriquis habitam a região de mata atlântica localizada nas proximidades do distrito.
Estima-se que atualmente existam apenas mil exemplares da espécie no país, por isso São Francisco foi escolhido como referência para a proteção do animal.
Segundo o diretor do CAT, Hamilton Miragaia, o principal objetivo dos passeios programados pelas agências e pousadas do distrito é a interação dos turistas com o meio ambiente.
"As pessoas têm de vir ao distrito com disposição para fazer as trilhas e com consciência de que lugares como esse devem ser preservados", disse o diretor.

São Luís do Paraitinga
A cidade de São Luís do Paraitinga é uma opção para quem quer aliar turismo ecológico e passeio cultural.
Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), a cidade abriga o Núcleo Santa Virgínia, do Parque Estadual da Serra do Mar.
Além disso, a cidade atrai pelas festas religiosas, como a Festa de São Benedito e do Divino, e danças típicas, como o moçambique, a catira e a Folia de Reis.


Texto Anterior: Folha acontece: O chamado da serra
Próximo Texto: Com sorte, veja o monocarvoeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.