São José dos Campos, Quarta, 23 de setembro de 1998

Próximo Texto | Índice

PESQUISA
Levantamento revela crescimento acelerado em três cidades litorâneas; Ilhabela registra queda em 9 anos
População do litoral cresce até 38,9%

MAURÍCIO BARBOSA
da Reportagem Local

A taxa de crescimento da população de três cidades do litoral norte -São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba- atingiu este ano até 3,28% em comparação a 97, enquanto o índice anual registrado no país é de 1,4%, de acordo com a última estimativa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Se for levada em consideração a taxa registrada entre 91 e 98, o índice atingiu até 38,99%.
O crescimento supera as cidades do Vale, que atingiram percentual máximo de 14,45%, e até do município de São Paulo, onde o número de habitantes subiu 2,92% no período.
Segundo o demógrafo José Marcos da Cunha, do Nepo (Núcleo de Estudos Populacionais), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o índice é alarmante. "Quando o crescimento ultrapassa 2,8% a situação é preocupante porque a administração perde o controle", disse.
A única cidade que apresentou queda no litoral foi Ilhabela, onde a população caiu de 12.943, em 97, para 12.810, este ano.
No caso de São Sebastião, que atingiu o índice máximo e está atualmente com 47.106 habitantes, a taxa anual média é de 4,8%. "É um índice comparado às cidades periféricas de região metropolitana, que recebem grande fluxo migratório", disse Cunha.
O prefeito de São Sebastião, João Siqueira (PSB), admite que o crescimento preocupa, mas disse que isso revela também a opção das pessoas pela "qualidade de vida".
Siqueira afirmou que o crescimento rápido dificulta os serviços de infra-estrutura por parte da administração. Segundo ele, a estrutura da cidade é suficiente para atender a demanda.
"As pessoas compram uma casa de veraneio, mas, com o tempo, o imóvel deixa de ser uma segunda opção", disse o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PFL). O município ficou em segundo lugar em crescimento no litoral -36,93% de 91 para este ano, chegando a 72.410 habitantes. Silva admite que a cidade ainda é carente de saneamento básico.
Já a prefeita de Ilhabela, Nilce Signorini (PDT), contesta a população de 12.810 pessoas apontada pela estimativa do IBGE. "Estamos com pelo menos 20 mil habitantes", afirmou. A cidade apresentou queda de 5,37% de 91 para 98.
O sociólogo Hugo Benatti Júnior, professor da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), acredita que o aumento da população do litoral se deve à procura por um lugar mais tranquilo.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.