São José dos Campos, Quarta, 23 de setembro de 1998

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EDUCAÇÃO
Erros de ortografia e de concordância são apontados como problemas entre estudantes de 1ª a 4ª série
Escola avalia aceleração de classe no Vale

free-lance para a Folha

Erros de ortografia e de concordância verbal são apontados como problemas detectados entre estudantes de 1ª a 4ª série que participaram, nos últimos dois anos, do projeto "Aceleração da Aprendizagem nas Escolas Públicas".
Esse é um dos pontos que serão apresentados hoje, a partir das 19h, na AVCQ (Associação Valeparaibana de Controle de Qualidade), em São José, pelas delegacias de ensino. Participam do evento representantes de São José, Jacareí e Caraguatatuba.
Em São José dos Campos, 1.313 estudantes, divididos em 61 salas de aula, participam do projeto. Em Jacareí são 160 alunos e em Caraguatatuba, 250. As salas comportam turmas de 20 a 25 alunos.
O programa de aceleração, criado pela Secretaria de Estado da Educação, é voltado aos alunos com defasagem de idade no ensino. A maioria dos casos está relacionada a repetência, transferência ou interrupção dos estudos.
Na palestra de hoje, serão debatidos os êxitos e as dificuldades encontrados durante o projeto.
Segundo Edna Tamarozzi Zanoni, assistente técnico-pedagógica da 2ª Delegacia de Ensino de São José dos Campos, apesar dos problemas detectados na implantação do programa, também foi constatada uma progressão de todos os alunos atendidos.
O resultado foi obtido, de acordo com a assistente, por meio de relatórios diários feitos pelos professores, sobre o rendimento dos alunos, além de exercícios e trabalhos com a comunidade.
Edna acrescentou que, com base nos registros, é possível avaliar o aluno semestralmente e, no fim do ano, realizar um balanço.
"O objetivo não é encher as atividades dos alunos de correções e sim condicioná-los a fazê-las da maneira certa", disse.
A diferença entre os métodos tradicionais de ensino e o projeto de aceleração é que, no último, todas as disciplinas são integradas e somadas a atividades diferenciadas, como redação de cartas e charges.
De acordo com Edna, a instrução do Estado é para que não haja mais reprovação de alunos de 1ª a 4ª série. As avaliações também estão extintas. "Mesmo que o estudante não atinja os resultados esperados, ele será aprovado."

Avaliação
Mesmo com os resultados positivos, Edna admitiu que ainda há falhas no projeto. "Uma das deficiências é a dificuldade de adaptação dos alunos que são aprovados na 4ª série, em classes de aceleração, e ingressam na 5ª série."
Segundo ela, professores da rede pública já estão sendo treinados para tentar contornar a dificuldade desses estudantes.
"Percebemos que os alunos que repetem o ano têm cada vez mais dificuldade para aprender."



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