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EDUCAÇÃO
Erros de ortografia e de concordância são apontados como problemas entre estudantes de 1ª a 4ª série
Escola avalia aceleração de classe no Vale
free-lance para a Folha
Erros de ortografia e de concordância verbal são apontados como
problemas detectados entre estudantes de 1ª a 4ª série que participaram, nos últimos dois anos, do
projeto "Aceleração da Aprendizagem nas Escolas Públicas".
Esse é um dos pontos que serão
apresentados hoje, a partir das 19h,
na AVCQ (Associação Valeparaibana de Controle de Qualidade),
em São José, pelas delegacias de
ensino. Participam do evento representantes de São José, Jacareí e
Caraguatatuba.
Em São José dos Campos, 1.313
estudantes, divididos em 61 salas
de aula, participam do projeto. Em
Jacareí são 160 alunos e em Caraguatatuba, 250. As salas comportam turmas de 20 a 25 alunos.
O programa de aceleração, criado pela Secretaria de Estado da
Educação, é voltado aos alunos
com defasagem de idade no ensino. A maioria dos casos está relacionada a repetência, transferência
ou interrupção dos estudos.
Na palestra de hoje, serão debatidos os êxitos e as dificuldades encontrados durante o projeto.
Segundo Edna Tamarozzi Zanoni, assistente técnico-pedagógica
da 2ª Delegacia de Ensino de São
José dos Campos, apesar dos problemas detectados na implantação
do programa, também foi constatada uma progressão de todos os
alunos atendidos.
O resultado foi obtido, de acordo
com a assistente, por meio de relatórios diários feitos pelos professores, sobre o rendimento dos alunos, além de exercícios e trabalhos
com a comunidade.
Edna acrescentou que, com base
nos registros, é possível avaliar o
aluno semestralmente e, no fim do
ano, realizar um balanço.
"O objetivo não é encher as atividades dos alunos de correções e
sim condicioná-los a fazê-las da
maneira certa", disse.
A diferença entre os métodos tradicionais de ensino e o projeto de
aceleração é que, no último, todas
as disciplinas são integradas e somadas a atividades diferenciadas,
como redação de cartas e charges.
De acordo com Edna, a instrução
do Estado é para que não haja mais
reprovação de alunos de 1ª a 4ª série. As avaliações também estão
extintas. "Mesmo que o estudante
não atinja os resultados esperados,
ele será aprovado."
Avaliação
Mesmo com os resultados positivos, Edna admitiu que ainda há falhas no projeto. "Uma das deficiências é a dificuldade de adaptação dos alunos que são aprovados
na 4ª série, em classes de aceleração, e ingressam na 5ª série."
Segundo ela, professores da rede
pública já estão sendo treinados
para tentar contornar a dificuldade desses estudantes.
"Percebemos que os alunos que
repetem o ano têm cada vez mais
dificuldade para aprender."
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