São José dos Campos, Sexta-feira, 24 de Setembro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA
Cbers-1 e Saci-1 serão postos em órbita no próximo dia 15
Inpe anuncia que satélites estão prontos para lançamento

free-lance para a Folha Vale

Os satélites Cbers-1, fabricado em parceria entre Brasil e China, e Saci-1, de fabricação nacional, estão prontos para o lançamento ao espaço, que deve acontecer à zero hora do dia 15 de outubro (horário de Brasília), em Taiwan.
O gerente do programa Cbers-1, Carlos Santana, que está na China com outros 20 especialistas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), afirmou ontem, em entrevista por telefone, que embora a data já esteja confirmada, o lançamento depende das condições meteorológicas.
Santana informou que os satélites serão acoplados ao foguete Longa Marcha 4, que os levará ao espaço, no dia 29. O Saci-1 será colocado abaixo do Cbers-1, que ficará próximo da coifa (bico do foguete).
Os satélites passarão pelo espaço brasileiro, sobre Cuiabá, cerca de seis horas após o lançamento, quando estiverem na sétima órbita.
A missão do Cbers-1 e do Saci-1 deve durar entre um ano e dois anos e oito meses. O projeto de construção dos equipamentos, iniciado em 1988, custou cerca de US$ 300 milhões. O Brasil contribuiu com US$ 100 milhões no programa de cooperação com a China.
Segundo o diretor do Inpe, Márcio Nogueira Barbosa, a parceria representa um avanço político do Brasil em relação à comunidade internacional.
"O país depende de imagens de satélite para monitorar o seu território, mas utiliza serviços de outros países. Esse projeto é a nossa autonomia."


Texto Anterior: Sem-terra ficam sem cesta básica
Próximo Texto: Futebol: Taubaté acerta com Miranda e Luciano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.