São José dos Campos, Quinta-feira, 26 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA
Anúncio foi feito ontem pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, durante seminário no CTA
São José terá um escritório para patentes

DA FOLHA VALE

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, disse ontem, durante seminário sobre propriedade intelectual no CTA (Centro Técnico Aeroespacial), que São José dos Campos será incluída entre os municípios que terão escritórios do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) para registrar patentes e proteger tecnologias geradas no país.
As unidades deveriam ser instalados, inicialmente, em universidades, mas São José deve ser incluída porque, segundo Sardenberg, o município é um pólo de patentes no país.
"No Estado, citam São Paulo e Campinas como centros de inovações tecnológicas, mas São José é destaque no setor aeroespacial e queremos iniciar um trabalho aqui", disse.
O ministro afirmou que São José tem dois dos cinco principais projetos de pesquisa desenvolvidos hoje no Brasil.
A cidade é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas nas áreas de satélites e tecnologia no setor aeroespacial. No resto do país, as pesquisas estão relacionadas à exploração de petróleo em áreas profundas, desenvolvimento de vacinas e tecnologias na área de agricultura.
O objetivo dos escritórios é estimular a criação de projetos de pesquisa e desburocratizar o processo de registro de patentes para que o Brasil se equipare a outros países em desenvolvimento, que utilizam a propriedade intelectual como vantagem competitiva no mercado externo.
O ministro citou os exemplos da China, Coréia do Sul e Índia, que têm mais registros na OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual) que o Brasil. Enquanto no país há 161 registros, na Coréia do Sul há 1.700.


Texto Anterior: Justiça: Seis testemunhas acusam Serjão por mortes de jovens
Próximo Texto: ITA anuncia calendário do vestibular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.