São José dos Campos, Quarta, 28 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Consultas estão entre as medidas
Planos cobrirão saúde mental a partir de 99

NOELLY RUSSO
da Reportagem Local

A partir de janeiro de 99 consultas a psiquiatras e tratamentos básicos de psiquiatria vão fazer parte do pacote mínimo que deve ser oferecido por planos de saúde.
Essas são algumas das medidas que já foram aprovadas pela Câmara de Saúde Suplementar, um colegiado de planos de saúde, hospitais, médicos e consumidores.
Falta a aprovação do Consul (Conselho de Saúde Suplementar), que reúne os ministérios da Saúde, Fazenda e Justiça.
Esses e outros procedimentos ligados à saúde mental vão ser regulamentados pelo Consul.
Os planos devem cobrir até 12 sessões de psicoterapia de emergência por ano. A emergência psiquiátrica se define por surtos de pacientes que precisem de atendimento ambulatorial.
"Hoje, o psiquiatra é um dos poucos profissionais da saúde que não sabem trabalhar com convênio. Mas com a nova legislação, isso vai mudar. Há mais gente precisando de tratamento e mais profissionais na área", diz Rogério Wolf de Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Ele é um dos participantes do 16º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que começa hoje em São Paulo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.