São José dos Campos, Terça-feira, 28 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA
Projeto, elaborado por conselho, é orçado em cerca de R$ 50 mil
Maresias quer vigiar os turistas

ELIANE MENDONÇA
DA FOLHA VALE

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Maresias elaborou um projeto que prevê a instalação de câmeras de vídeo e guaritas, em pontos estratégicos do bairro, com o objetivo de inibir a ação de assaltantes.
Maresias, que é um dos bairros mais frequentados por turistas em São Sebastião, tem hoje cerca de 8.000 moradores.
Uma empresa de segurança já está elaborando um orçamento para a instalação do sistema de segurança no bairro, que deve custar cerca de R$ 50 mil. O valor será rateado entre os comerciantes e moradores do local.
O projeto, chamado Sisco (Sistema Integrado de Segurança Comunitária), já foi aprovado pelos comerciantes e moradores do bairro e envolverá a comunidade -principalmente empresários- em um esquema de vigilância que será monitorado pela base da Polícia Militar localizada no bairro.
"Acredito que isso, além de inibir a ação de assaltantes, irá contribuir para o trabalho da polícia, já que não será chamada para atender ocorrências mais simples, como brigas de rua e perturbação do sossego", disse o presidente do Conseg, Lineu Alvim Coelho Júnior.
Em julho desse ano, os comerciantes da cidade chegaram a elaborar um documento, que foi encaminhado ao governo do Estado, pedindo mais segurança.
De janeiro a junho deste ano, foram registrados 24 assaltos em São Sebastião -número superior ao dobro das ocorrências registradas durante o mesmo período do ano passado, quando aconteceram apenas dez.
Com a aproximação da temporada de verão, a expectativa é que as ocorrências voltem a acontecer em maior número.
O capitão da Polícia Militar de São Sebastião Eduardo dos Santos Rosmaninho disse ontem que apóia a iniciativa da comunidade de Maresias.
"Qualquer ação que venha a colaborar com o trabalho da polícia será bem-vinda", disse.
O prefeito eleito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), também disse estar de acordo com a idéia do Conseg.
"Só não vou admitir que existam atitudes isoladas. Quero participar das decisões", disse o prefeito eleito.
Julião disse ainda que irá nomear um assessor especial para assuntos de segurança e Defesa Civil, para tratar desses casos com a comunidade.


Texto Anterior: Cidade teve quatro casos
Próximo Texto: Infância: Pastoral dá prêmios a trabalhos no litoral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.