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INDÚSTRIA
Valor aplicado na unidade de São José dos Campos é 4 vezes mais do que o da nova fábrica, em Gavião Peixoto
Embraer já investiu US$ 613 mi desde 94
VÂNIA CARVALHO
DA FOLHA VALE
A Embraer investiu desde sua
privatização, em 1994, US$ 613
milhões. Nos próximos cinco
anos, a empresa deve aplicar mais
US$ 1,3 bilhão.
Do total, cerca de 10%, US$ 150
milhões, serão destinados para a
nova unidade em Gavião Peixoto,
na região de Araraquara (282 km
de São Paulo). Para este ano, a expectativa é que sejam investidos
US$ 298 milhões em toda a empresa.
A maior parte dos investimentos previstos pela Embraer será
destinada ao projeto dos jatos regionais ERJ-170 e 190, que receberão US$ 850 milhões.
A produção da família de jatos
ERJ continuará a ser feita em São
José dos Campos. Os investimentos se concentrarão no aumento
da capacidade de produção.
A Embraer planeja ampliar até o
final do ano a produção dos jatos
regionais ERJ-135 e ERJ-145. A
produção vai passar de 12 para 16
aviões/mês.
De acordo com a empresa, o aumento da produção visa atender
ao crescente volume de vendas
externas. A carteira de encomendas soma US$ 21 bilhões.
No início do mês, a empresa
anunciou o fechamento de um
contrato de US$ 3,6 bilhões com
companhia americana GE Capital
Aviation Services, o segundo
maior da história da Embraer, para o fornecimento de 150 jatos regionais.
O ERJ-145 conta com 456 encomendas firmes, sendo 214 entregues e 257 opções de compra. O
ERJ-135 totaliza 164 contratos firmes, 157 opções e 35 unidades entregues.
Os dois jatos respondem pela
grande maioria das exportações
da empresa.
Exportações
Em outubro do ano passado,
quando a Embraer ultrapassou a
Companhia Vale do Rio Doce como maior exportadora do país, o
diretor-presidente da empresa,
Maurício Botelho, atribuiu o bom
desempenho à aceitação dos jatos
ERJ-135 e ERJ-145.
Para consolidar a posição no
mercado externo, a Embraer lançou, no ano passado, o projeto
dos jatos ERJ-170, com capacidade para 70 lugares, ERJ-190-100 e
ERJ-190-200.
O primeiro terá capacidade para 98 passageiros. O segundo, para 108. A nova família de jatos só
chegará ao mercado em 2001.
Anteontem, a Embraer realizou
o primeiro vôo do novo jato regional ERJ-140. O avião, com capacidade para 44 passageiros, é o
mais novo modelo da linha ERJ e
se destina também ao mercado
externo, principalmente os EUA.
A empresa investiu US$ 45 milhões desenvolvimento do avião.
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