São José dos Campos, Quinta-feira, 29 de Junho de 2000


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INDÚSTRIA
Valor aplicado na unidade de São José dos Campos é 4 vezes mais do que o da nova fábrica, em Gavião Peixoto
Embraer já investiu US$ 613 mi desde 94

VÂNIA CARVALHO
DA FOLHA VALE

A Embraer investiu desde sua privatização, em 1994, US$ 613 milhões. Nos próximos cinco anos, a empresa deve aplicar mais US$ 1,3 bilhão.
Do total, cerca de 10%, US$ 150 milhões, serão destinados para a nova unidade em Gavião Peixoto, na região de Araraquara (282 km de São Paulo). Para este ano, a expectativa é que sejam investidos US$ 298 milhões em toda a empresa.
A maior parte dos investimentos previstos pela Embraer será destinada ao projeto dos jatos regionais ERJ-170 e 190, que receberão US$ 850 milhões.
A produção da família de jatos ERJ continuará a ser feita em São José dos Campos. Os investimentos se concentrarão no aumento da capacidade de produção.
A Embraer planeja ampliar até o final do ano a produção dos jatos regionais ERJ-135 e ERJ-145. A produção vai passar de 12 para 16 aviões/mês.
De acordo com a empresa, o aumento da produção visa atender ao crescente volume de vendas externas. A carteira de encomendas soma US$ 21 bilhões.
No início do mês, a empresa anunciou o fechamento de um contrato de US$ 3,6 bilhões com companhia americana GE Capital Aviation Services, o segundo maior da história da Embraer, para o fornecimento de 150 jatos regionais.
O ERJ-145 conta com 456 encomendas firmes, sendo 214 entregues e 257 opções de compra. O ERJ-135 totaliza 164 contratos firmes, 157 opções e 35 unidades entregues.
Os dois jatos respondem pela grande maioria das exportações da empresa.

Exportações
Em outubro do ano passado, quando a Embraer ultrapassou a Companhia Vale do Rio Doce como maior exportadora do país, o diretor-presidente da empresa, Maurício Botelho, atribuiu o bom desempenho à aceitação dos jatos ERJ-135 e ERJ-145.
Para consolidar a posição no mercado externo, a Embraer lançou, no ano passado, o projeto dos jatos ERJ-170, com capacidade para 70 lugares, ERJ-190-100 e ERJ-190-200.
O primeiro terá capacidade para 98 passageiros. O segundo, para 108. A nova família de jatos só chegará ao mercado em 2001.
Anteontem, a Embraer realizou o primeiro vôo do novo jato regional ERJ-140. O avião, com capacidade para 44 passageiros, é o mais novo modelo da linha ERJ e se destina também ao mercado externo, principalmente os EUA.
A empresa investiu US$ 45 milhões desenvolvimento do avião.


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