São José dos Campos, Quinta-feira, 30 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SANEAMENTO
Cidade do litoral fica sem veículos de coleta
Falta de caminhões gera acúmulo de lixo nas ruas de São Sebastião

DA FOLHA VALE

A retirada de cinco dos seis caminhões de coleta em São Sebastião provocou o acúmulo de aproximadamente cem toneladas de lixo em cinco dias nos bairros da área central e da costa norte, as vésperas da temporada de verão.
O cálculo é baseado em dados fornecidos pela prefeitura e considera a capacidade de cada veículo que deixou de circular.
A prefeitura informou que começou a regularizar a situação ontem.
Segundo a divisão de Educação Ambiental de São Sebastião, responsável pela coleta, cada caminhão recolhe cerca de cinco toneladas diárias no trecho.
Na semana passada, quatro veículos do departamento quebraram e foram encostados, por falta de peças. Anteontem, outro veículo teve um pneu furado.
Segundo a aposentada Ana Maria Marquês, 61, moradora do bairro Porto Grande, desde a semana passada, a comunidade sofre com o lixo que se acumulou.
"Temos que sofrer com o mau cheiro em casa, porque os caminhões não passam e, se deixarmos o lixo na rua, os animais espalham tudo", disse.
A questão também foi discutida pelos vereadores no início da semana. Durante a sessão da Câmara, o vereador Cleto Melo de Carvalho (PPB), disse que os moradores estavam vivendo "uma situação calamitosa".
Segundo ele, a falta da coleta atingiu não só a periferia da cidade, onde há reclamações, mas também a região central, o que pode significar que a situação pode se agravar na temporada.
"Já reclamei na prefeitura e não adiantou nada", disse.


Texto Anterior: Litoral: Entidade leiloa ilha deserta em São Sebastião por R$ 6 milhões
Próximo Texto: Veículos começam a ser recuperados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.