São José dos Campos, Quinta-feira, 30 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA
Indicação foi feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso; entidade tem sede em Paris e integra 171 países
Diretor do Inpe assume cargo na Unesco

DA FOLHA VALE

O diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Márcio Nogueira Barbosa, vai deixar o instituto para assumir o cargo de diretor-geral-adjunto da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que tem sede em Paris.
A Unesco, que é integrada por 171 países, tem o objetivo de estimular o intercâmbio cultural e ampliar as bases do conhecimento científico no mundo.
Segundo Barbosa, a indicação de seu nome para ocupar um cargo na Unesco foi feita em junho, pelo governo federal.
"Em setembro, estive em Paris, para uma reunião com a diretoria da Unesco. Mas, na ocasião, achei remota a possibilidade, já que a nomeação dependia da aprovação de todos os países", disse Barbosa.
Ontem, o diretor do Inpe se reuniu com o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, em Brasília, para oficializar sua saída.
O ministro disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que lamenta a saída de Barbosa, mas entende os motivos, já que a nomeação representa uma "deferência à ciência brasileira".
O ministro se reúne com o presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda esta semana, para avisar sobre a saída de Barbosa.
"Estou só aguardando a liberação do presidente para deixar o cargo no Inpe. Tenho orientações para estar em Paris o mais rápido possível", disse Barbosa.
O último brasileiro que ocupou um cargo na direção da Unesco foi o ex-ministro da Educação do governo José Sarney Eduardo Portella, há 15 anos.
A assessoria do ministério disse ainda que a sucessão está indefinida.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Ministério não fala em sucessor para a direção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.