São José dos Campos, Quinta-feira, 31 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRADIÇÃO
Santo Antônio abençoa Chão Caipira

CAROLINA FARIAS
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Uma das festas mais tradicionais do Vale do Paraíba, a Festa de Santo Antônio, começa neste fim de semana em Paraibuna. O evento acontece desde a fundação da cidade, há 335 anos.
Lado a lado com as barracas e apresentações musicais, estarão os 28 estandes da quarta edição da Feira do Turismo. As novas barracas vão expor e vender os produtos "Chão Caipira", como embutidos, derivados de leite, cachaça, rapadura, doces, bolos e outras iguarias.
Mais de 30 artesãos da cidade também vão estar expondo e vendendo seus trabalhos. "Paraibuna é muito procurada por turistas por causa das características e do clima caipira da cidade. Agora, tudo o quê for produzido aqui terá o selo 'Chão Caipira'", disse Victor do Carmo Miranda, secretário do Turismo de Paraibuna.
A prefeitura da cidade padronizou as barracas da festa. Todas elas foram construídas com sapê, bambu e cobertas com palha. O palco onde vão acontecer as apresentações musicais e o Festival de Viola Caipira ganhou ares de "cozinha caipira", com adereços e um fogão à lenha.
A idéia do selo surgiu há cerca de um ano, quando o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) prestou assessoria à cidade sobre o desenvolvimento do turismo. Com esse trabalho, chegou-se a conclusão de que os turistas iam à Paraibuna atraídos pelo "jeito caipira" da cidade.
Por causa do racionamento de energia e para aproveitar o clima "pitoresco", as barracas serão iluminadas com lampiões.
Mas tradicional mesmo são as barracas da Festa de Santo Antônio, onde também acontece a distribuição do afogado, um cozido de carne bovina com legumes, e do bolo do santo, no encerramento da festa, dia 17.
Conta a tradição católica que as mulheres solteiras que comerem o bolo de Santo Antonio se casam rapidamente.
O afogado também será vendido durante os dias da festa, mas no último dia será distribuído gratuitamente -serão duas toneladas do cozido.
"Nós também vamos caracterizar os vendedores ambulantes com roupa e chapéu de palha, para entrarem no clima da festa", disse o secretário.
O Festival de Viola Caipira começa no dia 8, a partir das 20h. A abertura ficará a cargo do violeiro Renato Andrada. Cerca de 20 músicos já estão inscritos no festival, segundo a organização.
Todas as atividades acontecem no centro de Paraibuna, no largo do Mercado Municipal, a partir das 10h.

Café Caipira
Os que quiserem conhecer um autêntico banquete da roça podem visitar o estande do "Café Caipira". Por R$ 3,50, o visitante saboreia bolo de milho, biscoito de polvilho, café com leite e outras iguarias caipiras à vontade.
Depois do "banquete" da manhã, os turistas podem dar uma volta pela cidade. Os estandes terão guias para mostrar a "caipiríssima" Paraibuna aos visitantes da capital.


Texto Anterior: Pintura: Artista espanhol expõe em shopping
Próximo Texto: Cachoeira tenta recuperar brilho da festa do santo casamenteiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.