Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Descoloridos

Oferta de carros em tons vibrantes aumentou, mas comprar um modelo que não seja prata, preto ou branco requer teimosia e paciência

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Carros coloridos são tendência. Na Fiat, 60% das vendas do novo Uno foram de modelos em tons de amarelo, verde, azul, laranja e vermelho. Porém, comprar um veículo que fuja do preto ou do prata é tarefa difícil.

A reportagem da Folha esteve em 20 concessionárias das marcas Fiat e Ford -que oferecem o maior número de tons diferentes no Brasil- para simular a compra de um carro colorido (o Uno Amarelo Citrus e o Ka Sport Laranja Ibiza, cores escolhidas para divulgar os lançamentos).

A maioria das lojas ofereceu descontos nas versões existentes em estoque, invariavelmente de cores convencionais. Na Fiat Sempre, o vendedor chegou a dizer que a fábrica vai deixar de produzir o Uno Amarelo Citrus, informação negada pelo fabricante do carro.

De acordo com Isabella Vianna, do Centro Stilo Fiat, as cores chamativas representam mais da metade das vendas do Uno. Preto e prata ficaram com 40%.

GERAÇÃO Y

"A montadora deu atenção especial aos jovens da chamada geração Y (nascidos de 1978 a 2000) desde as primeiras pesquisas para a concepção do projeto. Uma das conclusões é que eles desejam ter um carro que não seja igual aos outros", conta Isabella.

Os números surpreenderam a Fiat. "As cores vibrantes nunca chegavam a 1% das vendas, como aconteceu com o verde e o laranja do Palio nos anos 1990. Eram cores de lançamento, que ficavam, em média, um ano na linha de produção."

Para os principais fabricantes de tintas automotivas, o sucesso das novas cores esbarra no conservadorismo dos concessionários, que conseguem abortar boa parte das escolhas da equipe de criação do carro. As revendas preferem trabalhar com os tons mais aceitos, que variam do branco ao preto.

A aposentada Albertina Steiner, 65, descobriu isso em setembro ao entrar em uma revenda Ford de Campinas. Estava disposta a comprar um Ka Sport laranja.

"Como não havia em estoque, dei um sinal e encomendei o modelo. Depois de um mês, liguei para a Ford e fui informada que não existia um Ka nessa cor." Ela não desistiu e conseguiu receber o carro no início de novembro, depois ter percorrido todas as revendas de Campinas.

Nas visitas às concessionárias Ford, a Folha conseguiu achar o Ka laranja para pronta entrega em três lojas (Sonnervig, Souza Ramos e Avante). Nas demais, só por encomenda, com prazos de entrega entre 30 e 60 dias.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.