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Meio termo Novos hatches de luxo dão o tom do Salão de Genebra e se destacam entre esportivos e elétricos FELIPE NÓBREGAENVIADO ESPECIAL A GENEBRA Obras travam o trânsito e motoristas buzinam raivosamente. Nos guichês do pavilhão do 82º Salão de Genebra, mais desorganização. Parece que a Suíça mudou, e o conceito de carro de luxo também está diferente. Agora, quem busca conforto, status e desempenho não precisa necessariamente levar uma limusine de seis metros. A moda são os hatches "premium". Mercedes, Audi e Volvo trazem novidades nesse segmento, que deve saltar de 6,5 milhões de unidades para 10 milhões até o fim da década, preveem as montadoras. O acabamento dos "carrinhos" é refinado e a lista de equipamentos de série é bastante extensa, com itens como internet e, no caso do Volvo V40, o primeiro airbag instalado do lado de fora do carro. O Mercedes Classe A é o lançamento mais importante da mostra. O modelo chega em grande estilo ao segmento dos hatches médios (a geração anterior tinha silhueta monovolume). As versões a gasolina trarão motor 1.6 turbo de até 211 cv. "Encolhemos o luxo", define Jan Kaul, um dos projetistas do veículo que desembarca no Brasil somente em 2013, com preço estimado entre R$ 90 mil e R$ 130 mil. Mesma faixa do remodelado Audi A3, cuja cabine agora é revestida com o mesmo esmero dos irmãos mais caros. O painel tem visual simples, mas o novo computador de bordo "conversa" com o motorista e permite configurar, por comando de voz, quais portas serão destravadas pelo chaveiro com controle remoto, entre outras funções. Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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