Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Meio termo

Novos hatches de luxo dão o tom do Salão de Genebra e se destacam entre esportivos e elétricos

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

Obras travam o trânsito e motoristas buzinam raivosamente. Nos guichês do pavilhão do 82º Salão de Genebra, mais desorganização. Parece que a Suíça mudou, e o conceito de carro de luxo também está diferente.

Agora, quem busca conforto, status e desempenho não precisa necessariamente levar uma limusine de seis metros. A moda são os hatches "premium".

Mercedes, Audi e Volvo trazem novidades nesse segmento, que deve saltar de 6,5 milhões de unidades para 10 milhões até o fim da década, preveem as montadoras.

O acabamento dos "carrinhos" é refinado e a lista de equipamentos de série é bastante extensa, com itens como internet e, no caso do Volvo V40, o primeiro airbag instalado do lado de fora do carro.

O Mercedes Classe A é o lançamento mais importante da mostra. O modelo chega em grande estilo ao segmento dos hatches médios (a geração anterior tinha silhueta monovolume). As versões a gasolina trarão motor 1.6 turbo de até 211 cv.

"Encolhemos o luxo", define Jan Kaul, um dos projetistas do veículo que desembarca no Brasil somente em 2013, com preço estimado entre R$ 90 mil e R$ 130 mil.

Mesma faixa do remodelado Audi A3, cuja cabine agora é revestida com o mesmo esmero dos irmãos mais caros. O painel tem visual simples, mas o novo computador de bordo "conversa" com o motorista e permite configurar, por comando de voz, quais portas serão destravadas pelo chaveiro com controle remoto, entre outras funções.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.