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Cartas

MARCH AMASSADO

"Em janeiro, comprei um Nissan March na revenda Sinal. Por uma confusão do vendedor, a data de vencimento das prestações difere da solicitada. Para modificar o dia, o banco quer me cobrar o valor de R$ 9,38 por parcela alterada.

Para piorar, encontrei um amassado em uma das portas dianteiras e um arranhão na pintura quando fui retirar o carro. O veículo, zero-quilômetro, precisou ser reparado. Estou indignada!"

ANA LÚCIA SERRA (Barueri, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue à cliente em condições de uso."

Réplica da leitora - "Repararam o carro, mas não alteraram a data das prestações."

PANE NO SPACEFOX

"Adquiri um VW SpaceFox I-Motion em maio de 2011. Após três meses, o carro começou a apresentar pane no computador de bordo e no câmbio. O automóvel parou de funcionar diversas vezes e foi guinchado à concessionária Green. O problema não foi detectado e disseram que não havia anormalidades."

ADRIANA VELOSO PASSONI (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "O veículo foi entregue à cliente em condições normais de uso no dia 2 de março."

SPORTAGE SEM PEÇA

"Sofri um acidente com meu Kia Sportage no dia 5 de fevereiro. Ao fazer o registro do sinistro, soube que não existiam concessionárias da marca entre as oficinas credenciadas. Optei pela rede autorizada, mesmo perdendo o direito ao desconto na franquia ou a duas semanas de carro reserva.

Estou há mais de um mês sem carro, pois a Kia não faturou as peças. É inadmissível esperar tanto."

ANDREA PRANDI (São Paulo, SP)

Resposta da Kia - "O sinistro ocorrido com o Sportage foi atendido pela concessionária Comart e entregue à cliente no dia 15 de março."

PNEUS POLÊMICOS

"Retirei um Renault Fluence zero-quilômetro no dia 8 de fevereiro, na concessionária Itavema. Os quatro pneus estavam muito gastos. Prometeram a troca, mas, no dia combinado para a entrega, verifiquei que não haviam feito a substituição."

OSVALDO RIBEIRO (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Nosso técnico analisou os pneus e constatou que não há sinais de desgaste. Orientamos o cliente a encaminhar o veículo ao representante dos pneus para outra análise, mas ele se recusou. Não temos mais como intervir."

Réplica do leitor - "A concessionária é composta por picaretas. Venderam um carro novo com pneus usados. E a Renault está faltando com a verdade quando diz que me recusei a levar o veículo a um representante."

Resposta da Itavema - "A reclamação do cliente não procede pois todos os veículos Fluence têm a mesma característica de pneus. A palavra picareta é um termo muito forte para um dos grupos de concessionárias que mais vende veículos no Brasil. Conforme informação da Renault, o cliente pode solicitar um laudo para o pneu."

FOCUS PARADO

"Com 10 mil quilômetros rodados, meu Ford Focus apresentou quebra do coxim do câmbio e do semieixo. Fiquei a pé, pois a Ford diz não ter as peças. A montadora só fornece um carro-reserva por três dias. Como é possível vender veículos sem ter um estoque de reposição?"

ALBERTO ANDALO JÚNIOR (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O veículo está em atendimento na Superfor para que a questão apresentada pelo cliente seja solucionada."

Réplica do leitor - "O carro está na autorizada desde fevereiro e não há data de entrega.

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