Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Chery Celer chega ao Brasil em setembro Compacto chinês terá motor 1.5 flex e custará cerca de R$ 35 mil; espaço interno é similar ao do Renault Sandero O motor 1.5 16v (108 cv) garante aceleração vigorosa e agilidade, suspensão, no entanto, poderia ser mais firme RICARDO RIBEIROENVIADO ESPECIAL A WUHU (CHINA) A indústria automotiva chinesa cresce com velocidade e volume. A etapa mais importante para conquistar o mundo vem sendo cumprida com timidez: a melhoria na qualidade dos produtos. Mas há uma novidade que pode se mostrar acertada. Trata-se do Celer, hatch compacto da Chery que chega às revendas da marca em setembro. O carro é parte de uma nova safra de produtos desenvolvidos pelos fabricantes chineses. O motor 1.5 16v (108 cv) garante aceleração vigorosa e agilidade nas retomadas, sem trabalhar em rotações muito elevadas. No Brasil, será flex. O nível de ruído fica dentro do esperado para a categoria. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e sem os estalos presentes em outros modelos da marca asiática. Vale dizer que o hatch foi avaliado apenas em retas planas e bem asfaltadas. Não deu para saber como o carro se comporta em subidas ou totalmente carregado. CALCANHAR DE AQUILES A suspensão é o ponto fraco do Celer. Optaram pelo conforto, mas exageraram: o carro ficou mole. Ao desviar de obstáculos ou mudar de faixa na estrada em velocidades moderadas, o veículo balança além da conta. O espaço é bom, pois o Celer tem medidas próximas às do Renault Sandero. O Chery tem 4,14 m de comprimento e 2,53 m de distância entre-eixos, garantia de folga para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros. Há regulagem de altura do volante, e é fácil encontrar a melhor posição para dirigir. O carro só não é refinado; o som da batida das portas, por exemplo, é alto demais. O acabamento dá sinais de evolução -é melhor que a maioria dos chineses disponíveis no Brasil atualmente. Já a disposição dos comandos preza pela boa ergonomia. A Chery ainda não definiu o preço do Celer para o Brasil, mas será algo na faixa dos R$ 35 mil, abaixo do Cielo (R$ 43.990) e acima do Face (R$ 29.990). O novo modelo terá ar-condicionado, direção hidráulica, toca CDs, airbags frontais e freios ABS. O sistema flex do motor foi desenvolvido pela Delphi. O modelo tem atributos e preço para enfrentar de cabeça erguida rivais como o novo Fiat Palio e o Volkswagen Fox, mas ainda precisa lidar com as desvantagens de uma rede de concessionárias pequena e vencer as desconfianças dos consumidores em relação à durabilidade e à qualidade de construção. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |