Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo clássico

Volkswagen renova o visual da linha Gol e abre caminho para um novo modelo de entrada

Ivan Ribeiro/Folhapress
A nova frente do Gol segue o estilo adotado mundialmente pela Volkswagen
A nova frente do Gol segue o estilo adotado mundialmente pela Volkswagen

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO A INDAIATUBA (SP)

O novo Gol está parado ao sol, ao lado do sedã Voyage. Em um salão anexo ao pátio onde estão os carros, é Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, quem dá início às apresentações do produto.

O discurso do executivo sublinha a importância do carro -é o quinto modelo mais vendido da marca no mundo. E comenta a retomada das vendas: "Para nós, o ano começou em junho. Espero que não acabe em agosto".

É o presidente quem leva pessoalmente os jornalistas ao local onde estão os carros. O cerimonial se justifica: para a Volks, o Gol é, literalmente, o carro-chefe da marca.

Schmall mostra uma versão completa do hatch. A primeira impressão é que os retoques se resumem a mudanças em faróis, lanternas e para-choques. Só não diga isso para os engenheiros e os designers que se debruçaram dias e noites sobre o projeto. Eles ficarão indignados, com razão.

'ROSTO' FAMILIAR

Adaptar o carro ao novo padrão mundial VW -"family face", no jargão da indústria- exigiu a revisão de proporções de componentes da carroceria e cuidados para deixar o carro mais atraente.

"Há dois elementos horizontais bem definidos na dianteira [as grades], que marcam a identidade atual da Volkswagen. Atrás, as lanternas têm uma leve inclinação nas laterais, para desviar o ar e diminuir a turbulência. Isso melhora a aerodinâmica e diminui o acúmulo de sujeira na parte traseira", explica Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen do Brasil, enquanto exibe a cria.

Ele fala também de cuidados como o novo tratamento dado ao logotipo da marca, com cromados mais vivos e fundo em preto perolado -ou, como Veiga adora dizer, "black piano".

Visto de lado, é basicamente o mesmo carro lançado em 2008, quando deu um salto de qualidade. Portas e janelas foram mantidas, bem como os motores flex 1.0 (76 cv) e 1.6 (104 cv).

As versões 1.0 do Gol e do Voyage podem receber o pacote BlueMotion. Nessa configuração, trazem pneus com menor resistência à rolagem que, combinados à evolução do motor, podem colaborar na redução de até 8% do consumo em comparação ao modelo anterior, segundo a VW.

Os modelos também mudaram por dentro. Parte do revestimento dos bancos é feito de garrafas PET recicladas. O tecido é agradável ao toque e aparenta boa qualidade.

As iluminação do painel agora é feita por diodos brancos. Os elementos gráficos do computador de bordo continuam vermelhos.

O novo sistema de som (item opcional) ajuda a estacionar. Quando a ré é engatada, o painel exibe a silhueta do carro e um gráfico que mostra a distância do que está atrás. É mais um sinal da evolução do Gol, que, com a chegada do compacto derivado do europeu Up!, deixará de ser o veículo de entrada da Volkswagen no Brasil.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.