Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toyota Etios vai bem em consumo, mas perde no acabamento

Primeiro compacto produzido pela marca japonesa no Brasil chega no final do mês a partir de R$ 29.990

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Primeiro popular da Toyota e com fabricação nacional, o Etios brigará em um segmento disputado. Além de encarar rivais tradicionais, como o VW Gol, o japonês chega na ressaca do lançamento do Hyundai HB20, que trouxe novos ares ao segmento.

Por fora, o desenho simples divide opiniões. No interior, o amplo espaço agrada, mas o acabamento poderia ser mais caprichado. Até versões mais caras deixam a desejar, com o uso de plásticos e tecidos de aparência frágil -resta saber se o compacto terá a durabilidade do Toyota Corolla, referência mundial em qualidade de construção.

As virtudes do Etios começaram a aparecer ao volante, durante o teste Folha-Mauá, onde ele apresentou baixo consumo de combustível (veja na ficha ao lado).

A medição de consumo foi realizada com a versão hatch 1.5 flex (96 cv). Os números de desempenho não foram aferidos devido à chuva.

A versão com motor 1.3 flex (90 cv) apresenta respostas rápidas. O câmbio manual, única opção disponível, tem engates precisos.

O Toyota Etios que parte de R$ 29.990 tem motor 1.3 e vem quase pelado -traz apenas airbag duplo para atender à legislação. Direção elétrica e freios ABS estão na versão X, que custa R$ 33.490 (R$ 2.000 a mais que um Gol "mil" em configuração equivalente e quase o mesmo que o HB20 1.0 Comfort Plus, que sai por R$ 33.995).

O Etios XS (R$ 38.790) traz também ar-condicionado, sistema de som e acionamento elétrico de travas e vidros. A versão com motor 1.5 vem completa por R$ 42.790.

Os preços do sedã variam de R$ 36.190 a R$ 44.690, sempre com motor 1.5.

SUV COMPACTO

A Folha apurou que a Toyota terá mais seis modelos derivados da plataforma do Etios. Além de uma versão aventureira do popular já em outubro, no Salão de São Paulo, a marca prepara uma minivan, uma picape pequena e um SUV compacto. Ainda estão nos planos um hatch e um sedã acima do Etios. (RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.