São Paulo, domingo, 01 de abril de 2001

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AVENTURA SOBRE RODAS

Utilitário esportivo percorre os 1.200 km que separam a capital de paraíso ecológico no MS

Blazer enfrenta estrada precária até Bonito

THAIS ABRAHÃO
ENVIADA ESPECIAL A BONITO (MS)

O nome é modesto para tudo o que Bonito (MS) oferece a quem gosta de natureza. Se também apreciar aventura, pode percorrer os 1.200 quilômetros que separam esse paraíso ecológico de São Paulo de carro, como fez a Folha.
Durante os cinco dias de viagem, as estradas de asfalto ruim, sem acostamento e com sinalização prejudicada pelo mato e pela ferrugem alternaram-se às de terra batida e cascalho, num verdadeiro teste de resistência para o Chevrolet Blazer DLX 2.8 cedido para a reportagem na cidade, que fica na região do Pantanal.
Em razão da distância, o passeio é ideal para as férias ou para um feriado prolongado, pois o tempo necessário para completar o percurso é de cerca de 13 horas. Nada que um bom mergulho, sombra e água fresca não possam fazer o motorista esquecer.
A maioria das atrações está em áreas privadas, nas quais o acesso só é permitido em companhia de um guia autorizado, para garantir a preservação. Por isso não se esqueça de fazer a reserva dos passeios antes de pegar a estrada.

O carro
Por ser movido a diesel, o modelo utilizado, de tração 4x4, completo, com motor 2.8, mostrou-se econômico. Apesar de custar R$ 73.433, cerca de 35% a mais que a versão a gasolina, equipado com motor 2.4, o consumo na estrada foi satisfatório.
Com um tanque de 70 litros, foi preciso abastecer somente quatro vezes em toda a viagem, de 3.000 quilômetros no total -custo com combustível de apenas R$ 220.
No geral, a condição da estrada não exigiu nem mesmo o acionamento da tração nas quatro rodas que equipava o Chevrolet Blazer Turbo utilizado pela reportagem.
No asfalto, porém, em alguns momentos, parece que o motor de 132 cv (cavalos) fica devendo potência ao utilitário esportivo "grandalhão", principalmente em retomadas de velocidade, fato verificado nas ultrapassagens.
A suspensão mostrou-se mais macia do que se espera desse tipo de veículo. Ao passar por um obstáculo, como uma lombada, o carro e seus ocupantes continuam em um sobe-e-desce.
Além de travas e vidros elétricos e do ar-condicionado, o Blazer tinha airbag (bolsa de ar que infla em caso de batida) para motorista e passageiro. Alguns itens, apesar de não ser muito utilizados no dia-a-dia na cidade, são úteis em viagens longas -porta-copos, porta-objetos e luzes de leitura direcionadas, usadas para acompanhar os mapas.
Se o consumidor quiser, o carro pode vir até com uma bússola, que é vendida como opcional e instalada no console do teto.



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