São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007

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0-km pode ser mais barato fora do Estado de produção

Fábricas levam em conta impostos e distância para calcular preço final

DA REDAÇÃO

Um carro feito em Indaiatuba (102 km a noroeste de São Paulo) custa menos em Mato Grosso do Sul. Um modelo produzido em Sumaré (120 km a noroeste) tem o mesmo preço em São Paulo e em Porto Alegre. E, por um "filho" de São Bernardo do Campo, é cobrado o mesmo em todo o Brasil.
Ainda que tudo isso não faça sentido nas mentes mais lógicas, é o que acontece na hora em que as fábricas estabelecem o preço de um carro novo.
O caso mais "irracional" é o da Toyota, que adapta o preço aos impostos. A fábrica aponta que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é de 12% no Sudeste e de 7% no Centro-Oeste.
Assim, a versão topo de linha do Corolla sai por R$ 78.841 em qualquer cidade do Sul ou do Sudeste e por R$ 77.654 nos municípios do Centro-Oeste.
Dependendo da distância, pode compensar viajar para economizar R$ 1.187. E é para evitar esses deslocamentos que a Honda criou duas tabelas.
Marcos Martins, gerente de vendas da montadora, diz que a tendência seria os consumidores virem a São Paulo se o frete fosse baseado na distância entre a fábrica e a autorizada.
"Com a participação dos concessionários, negociamos o preço com a transportadora. Quanto maior o volume, melhores os preços", explica.
As grandes fábricas preferem adotar o frete único, num movimento que começou com o Chevrolet Celta em 2000. "Assim, todos são beneficiados", resume Jorge Chear, diretor de vendas e marketing da Ford.
Em sua opinião, adotar um valor único é não punir quem mora longe dos centros produtores. "Diluímos o frete entre todos, o que é mais transparente para o cliente."
No caso da Ford, que adotou a política de frete único há cinco anos, a vantagem também é para os paulistas. A família Fiesta, por exemplo, vem da Bahia. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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