São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

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SALÃO DE PARIS 2006

Dupla superesportiva rouba a cena

Inspirados nas competições, Audi R8 e Alfa Romeo 8C Competizione se destacam na mostra

DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Todo salão de automóvel apresenta carros que fazem qualquer mortal sonhar alto. E, de um modo geral, eles atendem pelo nome de superesportivos. Em Paris, dois modelos roubaram a cena: o Audi R8 e o Alfa Romeo 8C Competizione.
Versão de série do conceito Le Mans, de 2003, o R8 tem 420 cv (cavalos) vindos de um motor traseiro 4.2 V8 (oito cilindros em "V"). Bastam 4,6s para que chegue a 100 km/h, e a velocidade máxima é de 301 km/h, diz a marca alemã.
De olho na Porsche, a Audi ainda não anunciou o preço, que deve ficar na casa de 100 mil. Mas, mesmo assim, as vendas já começaram, ainda que as primeiras unidades sejam entregues só no próximo ano.
Apresentado dentro de uma redoma de vidro, o 8C Competizione também era um conceito de 2003. O nome vem das competições das décadas de 30 e 40, e o motor é mais potente que o do R8. Com 4,7 litros, gera 450 cv, indo a 100 km/h em 4,3s. Serão feitas apenas 500 unidades a um preço de 160 mil cada uma.
Mais exclusivo é o Lamborghini Gallardo Nera, com 185 unidades que podem ser personalizadas. Pintado de preto e com pinças de freio prateadas, o esportivo usa um propulsor V10 de 520 cv. Pode chegar a 315 km/h. A seu lado, brilhava a série feita em parceria com a Versace para homenagear a semana de moda de Milão, Itália.
A Bentley -assim como a Lamborghini, uma empresa do grupo Volkswagen- mostrou o Arnage com motores 50 cv mais potentes. Agora, há versões com 450 cv ou 500 cv. Quando lançou seu primeiro carro com motor V8, em 1959, oferecia 200 cv.

"Populares"
Um pouco mais "modesto" é o Mercedes-Benz Classe CL, cujas motorizações vão de 388 cv a 525 cv. Ainda que tenha perdido um pouco do impacto por ter sido apresentado junto com a edição especial do SLR McLaren, a 722 Edition, a nova geração do cupê ganhou equipamentos de segurança, como os freios que, percebendo uma possível batida, usam 40% da força máxima de frenagem sem que o motorista perceba.
Há também a versão cupê do BMW Série 3. Pesando dez quilos a menos que o cupê, é o modelo que estréia o motor com duas turbinas que será usado no sedã e na perua. São 306 cv, e ele também pode vir com tração nas quatro rodas.
Os ares esportivos do Hyundai Coupé -chamado de Tiburon em alguns países- também mudaram. As entradas de ar são novas e formam um conjunto com os faróis de neblina. As lanternas ganharam lentes transparentes, e as saídas de escapamentos estão quadradas. O motor 2.7, porém, gera apenas 167 cv. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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