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SALÃO DE PARIS 2006
Dupla superesportiva rouba a cena
Inspirados nas competições, Audi R8 e Alfa Romeo 8C Competizione se destacam na mostra
DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS
Todo salão de automóvel
apresenta carros que fazem
qualquer mortal sonhar alto. E,
de um modo geral, eles atendem pelo nome de superesportivos. Em Paris, dois modelos
roubaram a cena: o Audi R8 e o
Alfa Romeo 8C Competizione.
Versão de série do conceito
Le Mans, de 2003, o R8 tem
420 cv (cavalos) vindos de um
motor traseiro 4.2 V8 (oito cilindros em "V"). Bastam 4,6s
para que chegue a 100 km/h, e a
velocidade máxima é de 301
km/h, diz a marca alemã.
De olho na Porsche, a Audi
ainda não anunciou o preço,
que deve ficar na casa de 100
mil. Mas, mesmo assim, as vendas já começaram, ainda que as
primeiras unidades sejam entregues só no próximo ano.
Apresentado dentro de
uma redoma de vidro, o
8C Competizione também era
um conceito de 2003. O nome
vem das competições das décadas de 30 e 40, e o motor é mais
potente que o do R8. Com 4,7
litros, gera 450 cv, indo a 100
km/h em 4,3s. Serão feitas apenas 500 unidades a um preço
de 160 mil cada uma.
Mais exclusivo é o Lamborghini Gallardo Nera, com 185
unidades que podem ser personalizadas. Pintado de preto e
com pinças de freio prateadas,
o esportivo usa um propulsor
V10 de 520 cv. Pode chegar a
315 km/h. A seu lado, brilhava a
série feita em parceria com a
Versace para homenagear a semana de moda de Milão, Itália.
A Bentley -assim como a
Lamborghini, uma empresa do
grupo Volkswagen- mostrou o
Arnage com motores 50 cv
mais potentes. Agora, há versões com 450 cv ou 500 cv.
Quando lançou seu primeiro
carro com motor V8, em 1959,
oferecia 200 cv.
"Populares"
Um pouco mais "modesto" é
o Mercedes-Benz Classe CL,
cujas motorizações vão de 388
cv a 525 cv. Ainda que tenha
perdido um pouco do impacto
por ter sido apresentado junto
com a edição especial do SLR
McLaren, a 722 Edition, a nova
geração do cupê ganhou equipamentos de segurança, como
os freios que, percebendo uma
possível batida, usam 40% da
força máxima de frenagem sem
que o motorista perceba.
Há também a versão cupê do
BMW Série 3. Pesando dez quilos a menos que o cupê, é o modelo que estréia o motor com
duas turbinas que será usado
no sedã e na perua. São 306 cv, e
ele também pode vir com tração nas quatro rodas.
Os ares esportivos do Hyundai Coupé -chamado de Tiburon em alguns países- também
mudaram. As entradas de ar
são novas e formam um conjunto com os faróis de neblina.
As lanternas ganharam lentes
transparentes, e as saídas de escapamentos estão quadradas.
O motor 2.7, porém, gera apenas 167 cv.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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