São Paulo, Domingo, 02 de Janeiro de 2000


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CARTAS

  ""Adquiri um Gol Geração 3. No recebimento do carro, percebi que o capô não fechava direito e que o volante estava completamente desalinhado. Para minha surpresa, a revenda informou que a garantia não cobre alinhamento e, portanto, eu teria de pagar pelo serviço, que custou R$ 22."
Luiz de Lemos (e-mail)

Resposta
A Volkswagen disse que contatou a concessionária Liberato e a instruiu sobre como proceder. A montadora solicita que o cliente procure o gerente de serviços, Nabar, que já está ciente do assunto.

  ""Sou proprietário de um Astra 95. Fui trocar o espelho lateral do carro, que foi roubado, e as concessionárias da marca estão cobrando R$ 605 pela peça. O absurdo fica patente ao ver que com esse valor é possível comprar uma televisão de 20 polegadas e um videocassete."
Paulo Certain (e-mail)

Resposta
A General Motors disse que a peça a que o cliente se refere é importada e está sujeita a tributos, o que encarece seu preço.

  ""Comprei uma Parati 1.0 16V, em janeiro de 1998, na concessionária União de Veículos. Hoje, com 11.000 km rodados, o carro apresentou defeito no motor e a revenda recomendou a sua troca, que custa R$ 3.175.
A causa do problema foi uma vela de ignição que caiu dentro do motor. A garantia é de 12 meses ou 30.000 km, o que acontecer primeiro, mas a revenda disse que a VW não garante o motor porque o manual informa que a garantia é de apenas 12 meses."
Ariovaldo Júnior (e-mail)

Resposta
A Volkswagen disse que seus veículos de passeio têm garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem, condicionada à execução das inspeções previstas.
Segundo a montadora, a garantia do veículo do cliente expirou em janeiro, que não cumpriu o plano de manutenção, ou seja, deixou de executar a inspeção dos 12 meses. Por isso, não houve possibilidade de concessão do atendimento na forma pleiteada.

  ""Meu irmão tem um Palio 1.6 16V, ano 97, assim como o leitor da Folha Arquimedes Oliveira, que teve sua carta publicada na edição de 21 de novembro. Nela a Fiat recomenda o uso de óleo Selenia 15W40. Acontece que o seu manual (páginas F-23 e F-25) recomenda o uso do óleo 20W50. Quero saber se a Fiat está publicando informações errôneas em seus manuais ou se publicou no jornal recomendações erradas."
Pedro Chirae (Pacaembu, SP)

Resposta
Segundo a Fiat, a informação disposta no manual de uso e manutenção está correta, mas foi desenvolvido um novo óleo para motores, batizado de 15W40, que conservaria o produto ainda melhor do que o recomendado ali.


Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, ou a veiculos@uol.com.br. Não atenderemos a mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Coloque nome, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido.



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