UOL


São Paulo, domingo, 02 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VW Saveiro muda por dentro e por fora para alcançar a rival Strada

Fernando Moraes/Folha Imagem
A Saveiro traz agora controle do rádio no volante e logotipo menor


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com pequenas mudanças visuais, estepe que pode ser afixado na caçamba e suspensão mais alta, a Volkswagen quer levar sua picape Saveiro de volta ao primeiro lugar no ranking dos comerciais leves mais vendidos. No ano passado, foram comercializadas no atacado 21.366 unidades, 4.286 a menos que a Fiat Strada.
Na linha 2003, a picape da Volkswagen ganhou a frente do Gol e da Parati, com grade e pára-choque remodelados e farol de milha. Na tampa da caçamba, o gigantesco logotipo da marca deu lugar a um bem mais discreto.
E, apesar de espaço interno não ser o forte do modelo, o passageiro pode viajar com mais conforto. Agora o estepe pode ser afixado no "porta-malas" -na hora de deixar o carro estacionado na rua, o pneu volta para dentro.
Outra mudança foi na suspensão, que deixou a Saveiro mais alta. Ela foi herdada da série Super Surf, que agora virou de série e também passou pela "plástica".

Motores
Se a Fiat apostou em novos motores na linha 2003 da Strada, a Volkswagen continua usando os mesmos propulsores. O 2.0, o mesmo desde 1998, é ruidoso, mas eficiente na cidade.
A Saveiro também conta com mais opções: 1.6, 1.8 e 2.0. A Strada pode ser equipada com motores 1.3 ou 1.8, mas leva vantagem por oferecer cabine estendida.
A versão mais simples da Fiat também é mais barata. A Strada 1.3, de 67 cv, custa a partir de R$ 20.207, enquanto a Saveiro 1.6, com seus 92 cv, sai por R$ 22,5 mil. Pelo mesmo preço, a Volkswagen oferece motor a álcool.
A Saveiro 2.0, como a avaliada pela Folha, custa R$ 27.990. De série ela traz direção hidráulica, alerta de excesso de velocidade e janela traseira corrediça. Entre os opcionais, figuram ar-condicionado (R$ 2.820), airbag (R$ 1.274) e freios ABS (R$ 1.720).
Um equipamento incorporado na nova linha é o controle do rádio no volante. Todo motorista que escolher o toca-CDs -um opcional de R$ 1.279- irá recebê-lo. Ele "nasceu" para a Saveiro, mas já equipa o Gol e a Parati 2003. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Texto Anterior: Ficha técnica
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.