São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PICAPE

Desempenho é inferior ao divulgado pela Fiat, mas espírito aventureiro e estilo compensam

Sobra robustez e falta agilidade na Strada

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Submetida ao teste Folha-Mauá, a picape Fiat Strada Adventure exibiu desempenho inferior ao divulgado pela montadora (10,6 segundos para atingir os 100 km/h). Durante as medições, o modelo derivado do Palio levou 11,7s. Apesar desse senão, mostra-se uma boa pedida para quem gosta de aventura, mas não precisa de um 4x4.
Equipada com motor 1.6 16V e 106 cv (cavalos), reúne, com exceção da tração nas quatro rodas, diversas características de um fora-de-estrada. Essa versão vem de série com direção hidráulica, quebra-mato, faróis auxiliares, estribos laterais, pára-choque preto, molduras nos pára-lamas e barras longitudinais no teto.
A medição do nível de ruído interno chegou a 74 decibéis a 100 km/h (vidros fechados). Picapes maiores, como Toyota Hilux e Chevrolet S10, foram menos ruidosas -alcançaram 71 decibéis.
Na retomada de velocidade (de 40 a 80 km/h), a Strada Adventure precisou de 8,11s. Para efeito de comparação, o Volkswagen Gol Special 1.0 8V gastou para essa mesma retomada 12,52s. A medição do consumo de combustível ficou em 9,81 km/l (urbano) e 14,79 km/l (rodoviário).
Na trilha de terra, a picape respondeu bem aos comandos do acelerador, mas, para isso, o conta-giros precisa se manter na faixa de 3.500 rpm. Isso porque os 15,4 kgfm de torque (força) são atingidos só a 4.500 rpm.

Estabilidade x agilidade
A estabilidade foi a principal qualidade da picape. Porém, em alguns momentos de subida, foi necessário engrenar a primeira marcha para o veículo ficar ágil nos trechos mais íngremes.
Como destaque, ainda vale citar a embreagem de acionamento hidráulico (que requer menos esforço), além da suspensão reforçada e ligeiramente elevada.
Por dentro, o painel tem comandos bem localizados. Entre os opcionais disponíveis para o modelo, destacam-se o sistema de freios ABS (antitravamento), R$ 2.138; o duplo airbag, R$ 1.513, e o ar-condicionado, R$ 2.607.
(ALADIM LOPES GONÇALVES)


Texto Anterior: Ficha técnica
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.