São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

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Carros da concorrência também fazem parte do treino da rede

Vendedores puderam comparar Renault Duster e Ford EcoSport

DE SÃO PAULO

Cada participante do treinamento recebe três livretos: um guia de bolso com informações do carro, um bloco com fundamentos de vendas e um guia de entrega técnica.
No tópico "Como falar com os clientes", expressões que devem ser utilizadas na abordagem ganham formato de passo a passo. Começa com "Bom dia/boa tarde, senhor". Tudo é previsto no treinamento, até aquele telefonema dado dias após a visita à loja.
O fabricante começa a preparar as atividades com quatro meses de antecedência. No caso da Renault, o trabalho incluiu a montagem de cenários que refletiam estilos diferentes de vida. Em cada um deles, os vendedores deveriam dizer qual tipo de carro aquele cliente compraria.

PASSEIO NA TERRA
Do lado de fora, um pequeno circuito de terra servia para apresentar os dotes do Duster. A versão 2.0 4x4 sacolejava e colocava rodas no ar, mas passava incólume. A primeira impressão foi boa.
No trecho de asfalto, os vendedores também experimentavam o concorrente EcoSport 1.6 Freestyle (o Duster de entrada terá motor 1.6 16V).
"Veja como o ruído é maior, repare também nos engates mais duros da marcha", repetia Edvaldo Francisco Silva, 37, que acompanhava os vendedores durante a volta com o jipinho da Ford.
Na hora de dirigir o Duster, o discurso mudava. O instrutor era só elogios. Uma das estratégias é mostrar os benefícios do produto da casa e os defeitos do concorrente.
Após nove horas de apresentações, palestras motivacionais e testes, os participantes estão cansados e de bom humor. A alegria irá aumentar caso o Duster, cujo preço inicial ficará por volta de R$ 50 mil, conquiste a simpatia do público. Grande parte dessa responsabilidade caberá aos vendedores. (EDUARDO SODRÉ)



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