São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

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New Fiesta traz kit que evita 'barbeiragem'

Inédito em carro manual, assistente de partida em rampa não deixa o Ford descer involuntariamente em subidas

Direção elétrica ainda compensa possível desalinhamento das rodas, mas falta sensor de estacionamento

DE SÃO PAULO

Com tantas rampas íngremes, o bairro de Perdizes (zona oeste) deixaria muita montanha-russa com inveja. Azar dos motoristas, que suam frio sempre que o sinal lá no alto fica vermelho e é preciso fazer o carro partir na subida.
É necessário ter habilidades de piloto para conseguir sair bem de lá. Caso contrário, ou você "frita" a embreagem ou deixa a traseira do carro descer quase meio metro -isso se não achar nenhum para-choque alheio antes.
Na configuração hatch do Ford New Fiesta, que chega às lojas a partir desta semana, a maior novidade é o pacote "antibarbeiragem", que inclui o útil assistente de partidas em rampas, inédito em modelos com câmbio manual.
"Sensores detectam quando o automóvel está arrancando em um aclive e mantêm o freio acionado por até 3,5s, tempo suficiente para que o carro consiga sair sem recuar involuntariamente", explica Gilberto Geri, gerente de engenharia da Ford.
Outro acessório que estreia no compacto "premium" é o retrovisor externo com duplo espelho. Ele amplia o campo de visão do motorista e praticamente elimina o famigerado ponto cego lateral.
Apesar de proveitosa, a solução requer um esforço cognitivo, principalmente porque as faces bipartidas refletem imagens com escala e distâncias diferentes.
A novidade será incorporada também à configuração sedã do modelo, no país desde meados do ano passado -a linha New Fiesta é feita no México e traz o motor 1.6 "flex" (115 cv) brasileiro.

TOQUE DE BMW
Já o visual sedutor é item de série no hatch da Ford. Assim como o capricho do interior. O painel, por exemplo, é quase todo revestido de material emborrachado.
Luxo que não é encontrado em rivais mais em conta, como o Volkswagen Polo 1.6 (R$ 44,4 mil) ou o Citroën C3 1.6 AT (R$ 47,5 mil).
O Fiesta não tem opção com câmbio automático. Para compensar, o pacote de itens disponíveis é digno de BMW, inclusive no preço.
Por R$ 6.000 extras, o Ford soma ainda controle eletrônico de estabilidade (diminui a velocidade e distribui a frenagem quando há risco de derrapagem) e rádio interativo Sync. O aparelho transfere o áudio do celular para os alto-falantes e permite responder mensagens do telefone por comando de voz.
Airbags de cortina e joelho, freios ABS (antitravamento) e bancos de couro também vêm na versão "top", que responderá por metade dos tímidos 2.500 emplacamentos mensais previstos para o carro.
Afinal, aqui não é a Europa, onde o Fiesta tem preço acessível e é o vice-líder de mercado por vender como pão quente. (FELIPE NÓBREGA)

A Ford cedeu o carro para avaliação



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