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São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

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DELIVERY

Funileiros, despachantes, autorizadas e especialistas em ar-condicionado oferecem soluções na casa dos clientes

Motoristas resolvem problemas sem rodar

Fernando Moraes/Folha Imagem
O funileiro Erenaldo Oliveira (acima), da Skyline, executa serviços na casa ou no trabalho do cliente, além de possuir uma oficina para consertos mais demorados


MARCELO PIZANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com a mesma facilidade que encomenda uma pizza por telefone, o motorista paulistano pode requisitar diversos serviços para seu automóvel sem sair de casa.
Que tal combinar com um lava-rápido um banho completo do seu possante bem na frente de sua casa? E, melhor ainda, nestes tempos de racionamento, saber que a empresa traz todo o material que irá utilizar, inclusive a água?
É o que faz Denivaldo Sabino Ferreira, que montou um pequeno negócio especializado em lavagem de carro no escritório ou na casa do cliente.
"Cobramos R$ 15 para carros pequenos e R$ 23 para grandes", diz ele. Para fazer esse serviço, a empresa dispõe de dois furgões, onde a equipe leva todos os apetrechos que utiliza.

Funilaria
Mas a limpeza dos veículos em domicílio é apenas umas das necessidades detectadas por empresários interessados em se diferenciar para driblar a concorrência.
"Com a grande quantidade de oficinas que atendem como "martelinho de ouro", eu não podia ficar parado esperando o cliente vir até aqui", conta Erenaldo Oliveira, da Skyline, empresa que executa serviços de funilaria.
Após agendar o horário, Oliveira se mune de utensílios bastante inusitados -basicamente ferramentas construídas por ele mesmo- e se locomove até onde está o cliente. "Desamasso o carro sem que ele perca um dia de trabalho."
Não são apenas pessoas físicas que utilizam os serviços do funileiro. Segundo o consultor técnico da SP Japan (concessionária Honda), Marcelo Spitzer, Oliveira conserta carros de clientes ou revendidos pela concessionária.
E se, em vez de na lataria, o problema for na documentação, o motorista também não precisa sair de casa.
"Há clientes que não têm tempo nem para passar no escritório de um despachante para encomendar o serviço. Por isso, pelo telefone, eu já solicito os documentos de que preciso e mando buscar onde for mais conveniente para o cliente", informa José Carlos, proprietário do despachante Porsche.
"Após o serviço ficar pronto, eu também mando entregar os documentos. Muitos dos clientes eu nunca vi pessoalmente."

Ar-condicionado
Outro pequeno empresário que basicamente só atende em domicílio é José Marcos, da Novoar. A especialidade dele é fazer reparos no sistema de ar-condicionado dos veículos.
"O mais comum é me chamarem para fazer uma recarga de gás, mas eu saio de casa pronto para tudo. Faço até uma higienização no sistema, para quando sai mau cheiro pela tubulação."
Quer mais? Então que tal comprar um veículo pelo telefone? A revenda multimarcas Civicar, na Lapa (zona oeste de São Paulo), envia para o e-mail do cliente fotos dos carros que comercializa.
Almir Mota, diretor da empresa, explica que, "após o cliente ver a foto e confirmar que deseja conhecer o carro pessoalmente, é agendada uma hora para o motorista levar o modelo escolhido até o potencial comprador".

Socorro das autorizadas
Muitas revendas oferecem o serviço de leva-e-traz sem custo adicional. Uma delas é a própria SP Japan, que se diz pioneira nesse tipo de atendimento para proprietários de carros da Honda.
O gerente-geral da concessionária, Marcos Efeiche, informa que a empresa possui uma frota própria de guinchos do tipo plataforma para fazer esse serviço.
Comodidade parecida pode ter os donos de carros da Ford. A empresa disponibiliza um número de telefone (0800-7033673). Por meio dele, o cliente pode solicitar o socorro de uma equipe da concessionária mais próxima do local onde está o carro.
A revenda BMW Agulhas Negras está situada em São Bernardo do Campo, na região do ABC, Grande São Paulo, mas muitos de seus clientes são de São Paulo. Para minimizar o incômodo do deslocamento, eles adotaram o serviço de leva-e-traz em guinchos do tipo plataforma com seguro.
O jornalista Alexandre Ule Ramos só utilizou a parte de "traz" do serviço da Agulhas Negras: "Eu levei meu carro para uma revisão, e, após o serviço ter sido concluído, eles me ligaram perguntando onde eu queria que entregassem o carro".
Ramos trabalha no bairro de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), bem longe da concessionária. "O bom atendimento me fez preferir o serviço deles. Mas, na próxima vez, eu também peço para eles buscarem o carro", diz Ramos.


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