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São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

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BICOMBUSTÍVEL

Fãs se reúnem para beber e curtir decoração ligada ao tema Bar temático atrai tribos que cultuam carro e moto

Bar temático atrai tribos que cultuam carro e moto

ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Beba um coquetel Thunderbird, coma um sanduíche Fangio e se refresque com um sorvete Mustang. Depois, aprecie carros de corrida e jipes espetados na parede, modelos antigos no meio do salão, fotos e miniaturas de marcas famosas.
Bares e restaurantes com decoração e cardápio temáticos atraem aficionados por carros ou motos, que encontram nesses lugares um momento para dividir suas paixões com velhos e novos amigos e até para fazer negócios.
Os proprietários dessas casas dizem que todas as tribos são aceitas, mas, em cada estabelecimento, há claras predominâncias de alguns grupos.
Existem bares para quem gosta de marcas específicas (como Mercedes-Benz), carros antigos, modelos modificados ("tuning"), motos estradeiras (como Harley-Davidson), esportivas (como Suzuki) e veículos "off-road".
Os estilos vão do simples boteco ao sofisticado mauricinho. O som também é eclético: rock, blues, MPB, forró.
O bar do Pedrão, por exemplo, na serra da Cantareira (Mairiporã), frequentado por jipeiros e motociclistas "off-road", tem quiosques de sapê com mesinhas de metal no chão de terra batida.
Segundo o sócio-proprietário, Adnan Pereira, 32, a idéia é aproveitar a localização e o tipo de público para explorar a simplicidade e o contato com a natureza.
O Mercedes Bar, em Moema (zona sul de São Paulo), tem um ambiente mais formal. Segundo seu administrador, Walmir Oliveira, 39, é procurado por um público de 30 a 35 anos, classes A/B, aficionado por automóveis da marca alemã. Também vão lá empresários do ramo automobilístico -donos de concessionárias e executivos de montadoras.

Ponto histórico
Às vezes, o próprio local desses bares tem história para contar. Segundo Oliveira, o imóvel onde está o Mercedes Bar foi sede da primeira oficina da empresa na América Latina, que funcionou por 76 anos -de 1922 a 98.
É lá que dá para comer lanches com nomes de pilotos: Mika Hakkinen, David Coulthard ou Juan Manuel Fangio
Em outros lugares, é possível comprar itens relativos ao tema. O Race Cafe, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), que é de um ex-piloto de Fórmula Chevrolet (Roberto Galafassi), vende macacões, luvas e capacetes.
É um dos que têm decoração mais voltada ao assunto: dois modelos Fórmula Chevrolet na parede, uma réplica do carro esportivo Shelby Cobra no salão e até cadeiras e sofás em formato de bancos de carros.
Márcio Fernando Boaro, 24, criador do site comunidade tuning.com.br, diz que o ambiente favorece. "Se o bar tem decoração temática, a motivação é maior para o pessoal se encontrar."
Além da diversão, também é possível fazer negócios. O economista Pedro Donatti, 53, dono de uma assessoria financeira, aproveita as duas facetas em suas visitas ao Jardineira Veteran Bar, na Vila Olímpia (zona oeste de São Paulo). O local, que reúne colecionadores de carros clássicos, fica ao lado de uma loja de automóveis antigos, do mesmo grupo.
"É um lugar agradável para encontrar pessoas que gostam das mesmas coisas que você, mas dá também para fechar negócios."


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