São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

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Mercado aposta em sedãs de luxo

Para driblar a crise e faturar mais, Ford traz Fusion V6 por R$ 100 mil; Chevrolet Malibu chega em 2010

DA REPORTAGEM LOCAL

No intuito de explorar o mercado dos sedãs de luxo na faixa de R$ 85 mil e R$ 100 mil, marcas como Chevrolet e Ford preparam novidades que já começam a desembarcar no país.
O segmento cresceu 40% no ano passado, contra alta de 11% do mercado. "Ampliar a gama e oferecer produtos com maior valor agregado é uma forma de driblar a crise", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford.
A montadora apresentou à imprensa, na última segunda-feira, o Fusion reestilizado, que chega às concessionárias em três semanas.
Esta é a primeira "plástica" desde o início da importação do modelo, em junho de 2006. A maior novidade do sedã mexicano, porém, é a estreia do motor V6 (seis cilindros em "V"), de 243 cv (cavalos).
Por R$ 99,9 mil, o Fusion aposta na tecnologia para se diferenciar de rivais como o Hyundai Azera (R$ 93,9 mil).
O sedã topo de linha da Ford é o único do seu segmento a oferecer tração integral nas quatro rodas (AWD).
Já a versão de quatro cilindros, que sozinha dominava 24% do segmento, será apresentada nesta quinta-feira. Seguirá o visual atualizado e terá nova motorização: o 2.5 (173 cv) aposenta o 2.3 (163 cv).
O consumidor, no entanto, vai notar que a maior diferença será o preço. Enquanto o atual é encontrado por cerca de R$ 65 mil, estima-se que o novo chegará por volta de R$ 85 mil.
"Quanto mais profunda a reestilização, maior o desconto", explica o presidente da Ford, que crê num incremento de 30% nas vendas do sedã. No primeiro trimestre, 3.161 Fusion foram emplacados.

Malibu
Desde o ano passado, a Chevrolet ensaia o lançamento do Malibu por aqui. De acordo com informações de concessionários da marca, o sedã canadense deve chegar em 2010 para ocupar o espaço entre o Vectra Elite (R$ 70.664) e o Omega V6 (R$ 122.400).
O sucesso do utilitário esportivo mexicano Captiva, importado também nesse intervalo de preço, atrasou o cronograma de lançamento do Malibu.
Sem a isenção do Imposto de Importação concedida aos mexicanos, o Malibu não poderá custar mais do que os R$ 93 mil cobrados pelo Honda Accord 2.0, que vem do Japão. Até lá, a Chevrolet improvisa: o Omega é vendido com bônus e sai por R$ 110 mil. (FELIPE NÓBREGA)


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