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Astra é mais ágil e carro que 307
Chevrolet anda mais por ser mais potente, mas Peugeot tem mais equipamentos de série; Stilo fica no meio
Renato Stockler/Folha Imagem
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Com a nova frente, o 307 1.6 passa a ser vendido com motor flexível; seu porta-malas, de 420 litros, é o maior dos três |
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Houve um tempo em que os
carros compactos ganhavam
motor bicombustível. Depois
foram os "populares" e as minivans. Agora é a vez dos hatchbacks médios. O Chevrolet Astra reinou sozinho de abril de
2004 a outubro de 2005, quando o Fiat Stilo ganhou a tecnologia. Em abril deste ano, foi o
Volkswagen Golf, e, agora, é o
Peugeot 307 o premiado.
Os três modelos mais vendidos da categoria -Astra, Stilo e
307- mostram várias diferenças. Equipado com motor 2.0, o
Astra é o mais potente, oferecendo até 128 cv (cavalos) ante
114 cv do Stilo. O torque (força)
atinge o máximo de 19,6 kgfm
contra 15,5 kgfm do 307.
Isso quer dizer que o Chevrolet é o mais rápido e o mais ágil
dos três, como aponta o teste
Folha-Mauá. Com álcool, ele
chega a 100 km/h em 9,94s.
Ainda que tenha uma cilindrada menor que a do Stilo 1.8, o
307 1.6 tem um desempenho
próximo. Enquanto o Fiat leva
12,94s, o Peugeot requer 13,84s.
Mais próximos são os tempos
da retomada de 80 km/h a
100 km/h, uma das mais comuns em trecho rodoviário. A
diferença é de apenas 0,84s a
favor do Stilo: 6,78s ante 7,62s.
Para o Astra, também com o derivado da cana-de-açúcar, o
cronômetro registra 5,81s.
A vantagem do Chevrolet nas
pistas também aparece nas lojas. Ele é o mais barato, com
preço inicial de R$ 46.490, R$
3.130 a menos que o Stilo. O
307 custa R$ 52,9 mil, mas sua
relação custo/benefício é invejável. De série, ele oferece ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios com ABS
(antitravamento) e airbags.
Se o consumidor equipar o
Stilo com o ABS e as bolsas protetoras, pagará R$ 54.653,
R$ 1.753 a mais que a Peugeot
cobra pelo 307. Com airbag, a
versão de entrada do Astra passa para R$ 48.290, mas, para ter
freios mais eficientes, é preciso
desembolsar R$ 59.619. São
R$ 6.716 a mais que o 307 -ou o
suficiente para comprar mais
de 5.000 litros de álcool.
Os carros foram cedidos para teste
pelas montadoras
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