São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2006

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Astra é mais ágil e carro que 307

Chevrolet anda mais por ser mais potente, mas Peugeot tem mais equipamentos de série; Stilo fica no meio

Renato Stockler/Folha Imagem
Com a nova frente, o 307 1.6 passa a ser vendido com motor flexível; seu porta-malas, de 420 litros, é o maior dos três


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Houve um tempo em que os carros compactos ganhavam motor bicombustível. Depois foram os "populares" e as minivans. Agora é a vez dos hatchbacks médios. O Chevrolet Astra reinou sozinho de abril de 2004 a outubro de 2005, quando o Fiat Stilo ganhou a tecnologia. Em abril deste ano, foi o Volkswagen Golf, e, agora, é o Peugeot 307 o premiado.
Os três modelos mais vendidos da categoria -Astra, Stilo e 307- mostram várias diferenças. Equipado com motor 2.0, o Astra é o mais potente, oferecendo até 128 cv (cavalos) ante 114 cv do Stilo. O torque (força) atinge o máximo de 19,6 kgfm contra 15,5 kgfm do 307.
Isso quer dizer que o Chevrolet é o mais rápido e o mais ágil dos três, como aponta o teste Folha-Mauá. Com álcool, ele chega a 100 km/h em 9,94s. Ainda que tenha uma cilindrada menor que a do Stilo 1.8, o 307 1.6 tem um desempenho próximo. Enquanto o Fiat leva 12,94s, o Peugeot requer 13,84s.
Mais próximos são os tempos da retomada de 80 km/h a 100 km/h, uma das mais comuns em trecho rodoviário. A diferença é de apenas 0,84s a favor do Stilo: 6,78s ante 7,62s. Para o Astra, também com o derivado da cana-de-açúcar, o cronômetro registra 5,81s.
A vantagem do Chevrolet nas pistas também aparece nas lojas. Ele é o mais barato, com preço inicial de R$ 46.490, R$ 3.130 a menos que o Stilo. O 307 custa R$ 52,9 mil, mas sua relação custo/benefício é invejável. De série, ele oferece ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios com ABS (antitravamento) e airbags.
Se o consumidor equipar o Stilo com o ABS e as bolsas protetoras, pagará R$ 54.653, R$ 1.753 a mais que a Peugeot cobra pelo 307. Com airbag, a versão de entrada do Astra passa para R$ 48.290, mas, para ter freios mais eficientes, é preciso desembolsar R$ 59.619. São R$ 6.716 a mais que o 307 -ou o suficiente para comprar mais de 5.000 litros de álcool.


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras

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