São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002

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CARTAS

Tempra sem controle
"Tenho um Tempra Turbo 94, que vem de fábrica com dois controles remotos (porta, vidro e alarme). Eles foram extraviados. Há um ano estou solicitando um novo par, e todas as tentativas foram frustradas."
Antônio Fernando Ribeiro Machado (São Paulo, SP)
Resposta - A Folha encaminhou a reclamação à Fiat, e a montadora não respondeu. A reportagem contatou a HL Eletro Metal, que fabrica a peça. A empresa solicitou que o leitor entre em contato (0/xx/11/ 4366-9034) para saber qual loja mais próxima da sua casa vende os controles.


Nissan promete convites
"Tenho um Nissan Primera GXE. Por volta do dia 30 de setembro, recebi duas malas-diretas da montadora oferecendo convites para o Salão de São Paulo. Entrei em contato com o atendimento a clientes, e quem me atendeu disse que os convites seriam enviados até 10 de outubro.
No dia 14, cobrei a Nissan, e o atendente disse que não havia nenhum registro de ligação minha. No mínimo, ele poderia registrar a minha reclamação, já que não havia mais convites."
Fábio Martins (São Paulo, SP)
Resposta - A Nissan diz que as falhas no atendimento foram corrigidas, e os responsáveis, advertidos. Segundo a montadora, foi oferecido ao cliente convites para a Adventure Fair.


Polo Classic sem peça
"A manopla da alavanca do câmbio de meu Polo Classic 98 está quebrada. Procurei em vão a peça em várias concessionárias.
Alegam que o carro é importado, e a peça, difícil de ser encontrada em estoque. Sendo nacional ou importado, as concessionárias Volkswagen deveriam ter as peças para evitar que o consumidor seja prejudicado por um problema tão simples."
Mauro Holanda (São Paulo, SP)
Resposta - A Volkswagen afirma que para o Polo Classic existem dois tipos de manopla da alavanca de câmbio: preto satin e preto off-black. Segundo a montadora, as peças mencionadas estão disponíveis em estoque, com fornecimento normal. O cliente deve se dirigir ao gerente de peças do concessionário de sua preferência, que irá emitir um pedido à fábrica.


Volkswagen não responde
"Em setembro, enviei um e-mail para a Volkswagen reclamando da revisão que a revenda Liberato [de Jundiaí, 60 km a noroeste de São Paulo] fez no meu Golf, mas não obtive resposta. Quando levei o carro, o manual dizia para trocar as duas correias dentadas, o que foi feito. Mas isso causou um problema na marcha lenta do veículo.
Retornei com o carro à revenda, mas não solucionaram o problema. Levei mais duas vezes. Melhorou, mas não conseguiram sanar o defeito. Como foi a revenda que causou o problema, ela deve saná-lo."
Emílio Tadeu Nolli (São Paulo, SP)
Resposta - A Volkswagen disse que consultou o gerente técnico da Liberato e soube que, após as correções realizadas, o carro foi entregue ao cliente no dia 15 de outubro, em condições de uso.
Réplica - O leitor disse à Folha que o carro só foi entregue, com o problema solucionado, no dia 24 de outubro.

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