São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002

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COMPACTO

O Ka Action custa R$ 17.990, R$ 200 a menos que a versão Image 1.0; 600 carros serão feitos até dezembro

Com motor 1.6, série especial do Ka tem preço de "popular"

Fernando Moraes/Folha Imagem
A série limitada tem volante mais esportivo, e a moldura do painel de instrumentos é prateada


Fernando Moraes/Folha Imagem
Com fundo branco, o painel de instrumentos incorpora conta-giros; relógio fica no centro


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Você compraria um carro com motor 1.6 que custa apenas R$ 200 a mais que sua versão "popular"? Se a resposta for sim, você é o consumidor que a Ford quer conquistar com a série Action, do compacto Ka. Ele custa R$ 17.990, contra os R$ 17.790 do Image 1.0.
Até dezembro, serão feitas 600 unidades em duas cores: prata e preto. Com motor herdado da versão XR (de R$ 24.790), a Action conta com detalhes como calotas esportivas, aerofólio traseiro, ponteira de escapamento cromada e pára-choques, retrovisores e maçanetas pintados na cor do carro. Isso sem falar nos adesivos que identificam a série.
Por dentro, bancos e painéis são revestidos com tecido esportivo, e a moldura do painel de instrumentos é prateada. Também oferece preparação para som e antena, mas não rádio -como na unidade avaliada pela Folha, a ausência do som e a presença da antena causa estranheza.
Ar-condicionado e direção hidráulica são opcionais. Em promoção por tempo indeterminado, a Ford cobra R$ 3.180 pelos equipamentos -assim, o Action sai por R$ 21.170.
Além desses dois itens de conforto, a lista de série do XR inclui rodas de liga leve -na série especial são de aço-, saias laterais esportivas e vidros e travas elétricos.

Esportividade
Mesmo assim, a idéia é aliar um visual mais esportivo com desempenho. Os 95 cv (cavalos) de potência do motor Zetec RoCam são mais do que suficientes para levar o Ka aos 100 km/h em 9,75 segundos, segundo o teste Folha-Mauá. Os números de desempenho desta edição se referem ao XR -cujo motor é idêntico ao do Action.
Ele é mais rápido que outros concorrentes, como o Renault Clio (que tem 110 cv e precisa de 10,64s até os 100 km/h) e o Fiat Palio (106 cv, 11,59s). Ambos têm 16 válvulas -o motor do Ka é de oito- e são mais pesados.
Na retomada de velocidade, o Ka registra boas marcas. Para ir de 40 a 80 km/h, são necessários 6,73s; de 60 a 120 km/h, 12,22s. Quando está a 100 km/h, precisa de 12,68s para que o ponteiro do velocímetro volte aos 140 km/h.
A velocidade máxima do modelo é 186 km/h. Para proporcionar maior controle na condução, os Ka 1.6 têm barra estabilizadora na suspensão dianteira e freio a disco ventilado também na dianteira.
O desempenho não compromete seu consumo. Na cidade, o Ka Action -lançado no Salão de São Paulo- roda 10,6 quilômetros com um litro de gasolina. Na estrada, a média é de 14,4 km/l. Esses valores são exatamente um quilômetro inferiores aos do Chevrolet Corsa 1.0, por exemplo. O "popular" faz 11,6 km/l (urbano) e 15,4 km/l (rodoviário).

Nicho
Apesar da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que beneficiou veículos 1.6, a procura pelo Ka 1.0 continua maior. "Se o vendedor não direciona, tem consumidor que fica sem saber que o 1.6 existe", afirma Marco Antonio Marcondes Júnior, gerente de vendas da autorizada Sonnervig. "A mudança no imposto fez aumentar o interesse pelo Focus 1.8."
José Edinaldo Souza Lima, vendedor da Nova Paixão, faz coro: "Do total de vendas, 80% são carros 1.0". Mesmo assim, o Fiesta 1.6 sai mais que o Ka com essa motorização por ter mais espaço e potência semelhante -tem 98 cv contra os 95 cv do Ka, mesmo valor do 1.0 Supercharger. "Por isso o Ka é mais vendido para jovens que só levam a namorada no carro", acrescenta Lima.


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