|
Próximo Texto | Índice
TESTE
Turbodiesel da General Motors tem desempenho de modelo a gasolina e acabamento interno de carro de passeio
Silverado não é só picape de trabalho
MARCELO TADEU LIA
da Reportagem Local
A picape grande Silverado
turbodiesel DLX
(GM) surpreende pela imponência, pelo
conforto de carro de passeio e
pela incrível força bruta de seu
``motorzão'', que ruge a cada pisada mais forte no acelerador. Custa
a partir de R$ 39,95 mil.
Desenvolvida para enfrentar terrenos irregulares e transportar
carga, não nega força em nenhum
momento. Na estrada, com a caçamba vazia, convida o motorista
a pisar fundo. Seu grande porte,
porém, torna-a bem cansativa de
dirigir no trânsito pesado.
O câmbio de engates rudes e imperfeitos -tradicional em picapes
diesel- é capaz de diminuir o humor, principalmente no anda-e-pára do tráfego.
Mas o trunfo da picape importada da Argentina está sob o capô: o
motor turbodiesel, de 168 cavalos
(cv) de potência e seis cilindros.
O MWM Sprint 6.07T é na verdade um motor diesel de alta rotação,
que permite um desempenho próximo ao de carros de passeio.
O motorista pensa até estar
guiando um veículo a gasolina, diferente dos barulhentos e lerdos
modelos a diesel convencionais.
Com uma primeira marcha bem
curta, o motor da Silverado responde com ferocidade a partir do
segundo engate -as melhores
marcas no teste de aceleração foram anotadas com o veículo arrancando em 2¦ marcha.
O turbocompressor (Mitsubishi
TD04) ``enche'' rápido o motor,
contribuindo para instigar o motorista a pisar cada vez mais fundo.
A Silverado também se destaca
pela estabilidade. Com centro de
gravidade mais elevado, as picapes
grandes transmitem insegurança
em curvas -na Silverado, a impressão é um pouco melhor.
O acabamento interno também
merece destaque. Revestimentos e
bancos lembram mais um carro de
passeio do que uma espartana picape destinada ao trabalho.
Próximo Texto | Índice
|