São Paulo, domingo, 4 de maio de 1997.

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TESTE
Turbodiesel da General Motors tem desempenho de modelo a gasolina e acabamento interno de carro de passeio
Silverado não é só picape de trabalho

MARCELO TADEU LIA
da Reportagem Local
A picape grande Silverado turbodiesel DLX (GM) surpreende pela imponência, pelo conforto de carro de passeio e pela incrível força bruta de seu ``motorzão'', que ruge a cada pisada mais forte no acelerador. Custa a partir de R$ 39,95 mil.
Desenvolvida para enfrentar terrenos irregulares e transportar carga, não nega força em nenhum momento. Na estrada, com a caçamba vazia, convida o motorista a pisar fundo. Seu grande porte, porém, torna-a bem cansativa de dirigir no trânsito pesado.
O câmbio de engates rudes e imperfeitos -tradicional em picapes diesel- é capaz de diminuir o humor, principalmente no anda-e-pára do tráfego.
Mas o trunfo da picape importada da Argentina está sob o capô: o motor turbodiesel, de 168 cavalos (cv) de potência e seis cilindros.
O MWM Sprint 6.07T é na verdade um motor diesel de alta rotação, que permite um desempenho próximo ao de carros de passeio.
O motorista pensa até estar guiando um veículo a gasolina, diferente dos barulhentos e lerdos modelos a diesel convencionais.
Com uma primeira marcha bem curta, o motor da Silverado responde com ferocidade a partir do segundo engate -as melhores marcas no teste de aceleração foram anotadas com o veículo arrancando em 2¦ marcha.
O turbocompressor (Mitsubishi TD04) ``enche'' rápido o motor, contribuindo para instigar o motorista a pisar cada vez mais fundo.
A Silverado também se destaca pela estabilidade. Com centro de gravidade mais elevado, as picapes grandes transmitem insegurança em curvas -na Silverado, a impressão é um pouco melhor.
O acabamento interno também merece destaque. Revestimentos e bancos lembram mais um carro de passeio do que uma espartana picape destinada ao trabalho.

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