São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

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159 substitui 156 com mais esportividade

Motor de quatro cilindros atual rende o mesmo que V6 anterior; Alfa Romeo deve trazê-lo ao Brasil neste ano

DO ENVIADO ESPECIAL A BALOCCO (ITÁLIA)

Para lembrar a imagem da Alfa Romeo no Brasil, basta puxar pela memória o sedã 164. Repleto de ângulos retos, era muito desejado e fez bastante sucesso na década de 90. Mas os tempos passaram, e, em 2005, a Alfa vendeu apenas nove carros no Brasil. Atualmente, a fábrica de Arese (Itália) exporta para cá só o hatchback 147 -foram comercializadas apenas nove unidades de janeiro a abril. Para melhorar o cenário, a expectativa é o 159, modelo que substitui o 156. Sem data definida para o início de suas vendas, ele deve chegar neste ano junto com sua perua, a Sportwagon. Para os fãs do "cuore sportivo", o sedã dá água na boca. Apresentado no Salão de Genebra de 2005, cresceu e ficou mais baixo que o 156, o que sugere uma esportividade mais acentuada. Com 23 cm a mais de comprimento, 8 cm extras na largura, 1 cm a menos na altura e 11 cm adicionais no entreeixos, o 159 está mais espaçoso que o 156 -o segundo algarismo indica o tamanho do carro, e o último, o estágio de "evolução". Além disso, enquanto o 156 precisava de um motor 2.5 V6 (seis cilindros em "V") para desenvolver 190 cv (cavalos), o 159 chega a 185 cv com um bloco de 2,2 litros e quatro cilindros. O novo propulsor 3.2 V6 oferece 260 cv. Isso gera uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8s para a primeira versão -mesmo tempo gasto pelo antigo V6- e em 7,0s para o atual seis cilindros em "V". As velocidades máximas chegam, respectivamente, a 222 km/h e a 240 km/h.
Recheio
Vendido na Itália por a partir de 29.260 (pouco menos de R$ 90 mil), o carro desenhado por Giorgetto Giugiaro -também responsável pelo projeto do Palio- traz sensores de estacionamento, disqueteira para dez discos e bancos de couro com ajuste elétrico. A ignição é acionada por um botão. Para proporcionar segurança, a lista inclui VDC (controle de estabilidade), freios com ABS (antitravamento), EBD (controle da distribuição da força de frenagem) e HBA (assistência à frenagem de emergência), além de oito airbags. Como opcional, há tração integral permanente, batizada de Q4. Uma forma a mais de ter segurança, seja num 159 sóbrio ou num 159 esportivo. (GERSON CAMPOS)

GERSON CAMPOS viajou a convite da Fiat, que cedeu o carro para avaliação


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