São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006 |
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159 substitui 156 com mais esportividade
Motor de quatro cilindros atual rende o mesmo que V6 anterior; Alfa Romeo deve trazê-lo ao Brasil neste ano
Para lembrar a imagem da
Alfa Romeo no Brasil, basta puxar pela memória o sedã 164.
Repleto de ângulos retos, era
muito desejado e fez bastante
sucesso na década de 90.
Mas os tempos passaram, e,
em 2005, a Alfa vendeu apenas
nove carros no Brasil. Atualmente, a fábrica de Arese (Itália) exporta para cá só o hatchback 147 -foram comercializadas apenas nove unidades de
janeiro a abril. Para melhorar o
cenário, a expectativa é o 159,
modelo que substitui o 156.
Sem data definida para o início de suas vendas, ele deve
chegar neste ano junto com sua
perua, a Sportwagon. Para os
fãs do "cuore sportivo", o sedã
dá água na boca. Apresentado
no Salão de Genebra de 2005,
cresceu e ficou mais baixo que o
156, o que sugere uma esportividade mais acentuada.
Com 23 cm a mais de comprimento, 8 cm extras na largura, 1
cm a menos na altura e 11 cm
adicionais no entreeixos, o 159
está mais espaçoso que o 156
-o segundo algarismo indica o
tamanho do carro, e o último, o
estágio de "evolução".
Além disso, enquanto o 156
precisava de um motor 2.5 V6
(seis cilindros em "V") para desenvolver 190 cv (cavalos), o
159 chega a 185 cv com um bloco de 2,2 litros e quatro cilindros. O novo propulsor 3.2 V6
oferece 260 cv.
Isso gera uma aceleração de
0 a 100 km/h em 8,8s para a primeira versão -mesmo tempo
gasto pelo antigo V6- e em 7,0s
para o atual seis cilindros em
"V". As velocidades máximas
chegam, respectivamente, a
222 km/h e a 240 km/h.
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