São Paulo, domingo, 04 de outubro de 2009

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Briga por mais espaço

Agora com cabine estendida, Saveiro perde para Montana na relação custo-benefício

Fred Chalub/Folha Imagem
Picape da Chevrolet (à dir.) leva 1.143 l na caçamba, contra os 734 l da Volkswgen

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

A história da Saveiro é parecida com a de Shoichi Yokoi, o soldado japonês que passou quase 30 anos escondido numa selva asiática pensando que a Segunda Guerra Mundial não tinha acabado.
Foi o mesmo tempo que a picape da Volkswagen esperou para ganhar uma geração realmente inovadora, afinal, aqueles concorrentes do seu início em 1982 nem existem mais.
Sua nova missão? Recuperar o terreno perdido para a Fiat Strada, líder há nove anos.
Mas, antes, a Saveiro precisa superar as vendas da vice-líder Chevrolet Montana, que, no quesito disposição para o trabalho, leva vantagem em relação à rival remodelada por causa do maior espaço para carga.
Entretanto, há quem acredite que a representante da VW perca a batalha laboral, mas não a guerra comercial.
Em comparação com a geração anterior, a Saveiro ganhou mais espaço na caçamba e, enfim, opção de cabine estendida.
Passou também por melhorias de dirigibilidade. A suspensão, por exemplo, parece feita para quem gosta de transitar com o veículo sem muita carga.
Nessa condição, o utilitário da Volks é praticamente imbatível em relação aos rivais. Mérito das molas progressivas e das bitolas posteriores emprestadas do Golf, que amenizam aquela sensação de "pula-pula" da traseira quando roda vazia.
Até o entre-eixos do Gol, alongado em 152 mm, caiu bem na picape. Com tanto espaço, deu para instalar o degrau lateral igual ao da Montana.
Mas o desenho da caçamba da Saveiro é inspirado mesmo no da Amarok, utilitário médio que a marca promete lançar no início do próximo ano para competir com a Toyota Hilux.

Pelada
A frente da Saveiro, se não fossem os apliques pretos nos para-lamas, seria idêntica à do Voyage. É assim até na configuração "radical", a Trooper, que custa R$ 38.990.
Nela, não estão inclusos o pacote com ar-condicionado e trio elétrico (R$ 3.460) nem o com airbag e ABS (R$ 2.675).
Mesmo despida das calotas e do conta-giros do motor 1.6 (104 cv), a Saveiro cabine simples ainda é R$ 725 mais cara que a Montana 1.4 (105 cv), que, se está longe de ser referência de luxo, ostenta a maior caçamba do segmento.
São 1.143 l de capacidade, ante 734 l da rival. O utilitário compacto da Chevrolet também é o único que carrega até 730 kg, cerca de 7% além da Strada com sua suspensão traseira com feixe de mola.
A Montana ainda tem preço atrativo -R$ 30.265, menor até que o da veterana Ford Courier (R$ 30.600).
Em 1972, assim que foi encontrado na selva, o soldado Yokoi chegou a pensar que aquela seria sua última batalha.
Saveiro e Montana ainda têm o duelo de desempenho e de economia na pista de teste.


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