São Paulo, domingo, 5 de abril de 1998

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CartaS

"Tenho um Tempra Turbo Stile, ano 95. Gostaria de saber se a troca do cabeçote de oito válvulas para um de 16 válvulas aumentará a velocidade final do carro. Quero saber também se a troca traz problemas ao motor."
João do Vale (São José do Rio Preto, SP)

Resposta

Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, em um motor turbinado pouco se ganha em velocidade final com essa troca sugerida. Para aumentar a velocidade final, o preparador recomenda aumentar a pressão do turbo de 0,7 bar para 0,9 bar e fazer as correções necessárias na alimentação do motor, além de utilizar velas de ignição mais frias.

"Tenho um Fiesta que está há 40 dias na concessionária Eufrásio para manutenção, com água de enchente dentro do motor, sem que nada tenha sido feito. A revenda alega falta de peças para reposição. Tentei reclamar no atendimento a cliente da montadora e não consegui. O telefone só dá ocupado. Resolvi denunciar a revenda ao Procon."
Rose Blanco (São Paulo, SP)

Resposta

A Ford informou que as peças pendentes para o atendimento foram providenciadas e que o carro foi atendido e entregue em condições normais de uso.

A Folha contatou a leitora e foi informada de que o problema só foi resolvido depois de 48 dias.

"Tenho uma Brasilia 1.600, ano 74 com carburador simples, equipado com escapamento "speed', pneus 195/70 R14 nas rodas traseiras e 185/70 R14 nas rodas dianteiras. Gostaria de saber como diminuir o barulho interno, quais as medidas de pneus que devo usar e qual o tipo de óleo mais indicado para esse motor."
Marco Antonio Coscrato Costa(Ribeirão Preto, SP)

Resposta

Para a redução do barulho, além de verificar as vedações originais, pode-se aplicar revestimento antiacústico no interior das portas laterais e assoalhos. Segundo o mecânico Luíz Yoshimura, a Brasilia tem motor posicionado quase dentro da cabine de passageiros e pode receber como complemento uma manta de feltro (não inflamável) junto à parede do motor.
Yoshimura disse que os pneus devem ser de medidas 150/90 R14 para que a relação final não seja alterada. A utilização do escapamento original, que possui sistema de aquecimento do coletor de admissão, deverá trazer melhoras no desempenho e consumo. O mecânico indica o óleo multiviscoso 20W40 com troca a cada 5.000 km ou seis meses.

"Comprei um Escort 16V em novembro. Recentemente, estive em São Paulo e começou a chover. Ao passar por uma poça de água, o carro parou e teve de ser guinchado. Fui informado de que havia entrado água no motor e seria necessário trocar o bloco do motor. Já se passaram dois meses e a montadora não entrega a peça."
Anderson de Camargo (Guarulhos, SP)

Resposta

A Ford informou que a peça pendente está sendo providenciada e, tão logo esteja disponível, o cliente será contatado.

O leitor informou à Folha que espera as peças há dois meses.

"Comprei um Gol MI em novembro. Recentemente, durante uma viagem, a temperatura do carro começou a subir. Parei o carro e fui socorrido por funcionários da Nova Dutra. Constatamos que a mangueira do radiador havia se soltado.
Na semana seguinte, a mangueira se soltou duas vezes. Levei o carro à revenda Bandeirantes e fui informado de que a montadora iria avaliar a questão. Contatei a Volks várias vezes e a última informação recebida foi que a peça estaria disponível em 2 de março, mas continuo sem o carro."
Agnaldo Felix (e-mail)

Resposta

A Volkswagen disse que consultou o gerente de serviços da Bandeirantes e foi informada de que o assunto está solucionado. O carro do leitor, segundo a montadora, encontra-se em condições normais de uso.

"Comprei um Kia Sportage 97/98, em novembro, na Car Place. O carro está com quase 3.000 km rodados e desde o início apresenta consumo de 4,8 km/l na cidade e entre 8,5 e 9,0 km/l na estrada. Considero esses números excessivos."
José Antonio Curiati (e-mail)

Resposta

A Kia informou que o veículo foi atendido por um de seus técnicos e que o carro está dentro dos parâmetros normais de consumo médio para esse modelo.

"Comprei um Escort GL em outubro de 96 na Eufrásio. Com menos de um ano de uso, retornei à revenda para reclamar de manchas que vinham aparecendo na forração do teto do veículo. Fui informado de que se tratava de um problema de fabricação, ocorrido na secagem da cola e montagem da forração do teto. Já solicitaram a peça para troca, porém ainda estou aguardando a entrega."
Joilson Câmara (São Paulo, SP)

Resposta

A Ford disse que a peça está sendo providenciada.

"Quero saber por que a Volkswagen não oferece o Gol por encomenda, como a Fiat."
Rogério Pires (São Paulo, SP)

Resposta

A Volkswagen informou que sua linha de produtos é composta de amplo leque de ofertas para que o cliente tenha a opção de escolher, dentro de cada modelo, a versão mais atraente, considerando a disponibilidade de recursos. A montadora disse ainda que existe a opção para o cliente de comprar o carro básico e fazer, posteriormente, a instalação dos acessórios necessários.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

"Tenho uma Brasilia 1.600, ano 74 com carburador simples, equipado com escapamento "speed', pneus 195/70 R14 nas rodas traseiras e 185/70 R14 nas rodas dianteiras. Gostaria de saber como diminuir o barulho interno, quais as medidas de pneus que devo usar e qual o tipo de óleo mais indicado para esse motor."
Marco Antonio Coscrato Costa(Ribeirão Preto, SP)

Resposta

Para a redução do barulho, além de verificar as vedações originais, pode-se aplicar revestimento antiacústico no interior das portas laterais e assoalhos. Segundo o mecânico Luíz Yoshimura, a Brasilia tem motor posicionado quase dentro da cabine de passageiros e pode receber como complemento uma manta de feltro (não inflamável) junto à parede do motor.
Yoshimura disse que os pneus devem ser de medidas 150/90 R14 para que a relação final não seja alterada. A utilização do escapamento original, que possui sistema de aquecimento do coletor de admissão, deverá trazer melhoras no desempenho e consumo. O mecânico indica o óleo multiviscoso 20W40 com troca a cada 5.000 km ou seis meses.

"Tenho um Fiesta que está há 40 dias na concessionária Eufrásio para manutenção, com água de enchente dentro do motor, sem que nada tenha sido feito. A revenda alega falta de peças para reposição. Tentei reclamar no atendimento a cliente da montadora e não consegui. O telefone só dá ocupado. Resolvi denunciar a revenda ao Procon."
Rose Blanco (São Paulo, SP)

Resposta

A Ford informou que as peças pendentes para o atendimento foram providenciadas e que o carro foi atendido e entregue em condições normais de uso.

A Folha contatou a leitora e foi informada de que o problema só foi resolvido depois de 48 dias.

"Comprei um Escort 16V em novembro. Recentemente, estive em São Paulo e começou a chover. Ao passar por uma poça de água, o carro parou e teve de ser guinchado. Fui informado de que havia entrado água no motor e seria necessário trocar o bloco do motor. Já se passaram dois meses e a montadora não entrega a peça."
Anderson de Camargo (Guarulhos, SP)

Resposta

A Ford informou que a peça pendente está sendo providenciada e, tão logo esteja disponível, o cliente será contatado.

O leitor informou à Folha que espera as peças há dois meses.

"Tenho um Tempra Turbo Stile, ano 95. Gostaria de saber se a troca do cabeçote de oito válvulas para um de 16 válvulas aumentará a velocidade final do carro. Quero saber também se a troca traz problemas ao motor."
João do Vale (São José do Rio Preto, SP)

Resposta

Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, em um motor turbinado pouco se ganha em velocidade final com essa troca sugerida. Para aumentar a velocidade final, o preparador recomenda aumentar a pressão do turbo de 0,7 bar para 0,9 bar e fazer as correções necessárias na alimentação do motor, além de utilizar velas de ignição mais frias.

"Comprei um Gol MI em novembro. Recentemente, durante uma viagem, a temperatura do carro começou a subir. Parei o carro e fui socorrido por funcionários da Nova Dutra. Constatamos que a mangueira do radiador havia se soltado.
Na semana seguinte, a mangueira se soltou duas vezes. Levei o carro à revenda Bandeirantes e fui informado de que a montadora iria avaliar a questão. Contatei a Volks várias vezes e a última informação recebida foi que a peça estaria disponível em 2 de março, mas continuo sem o carro."
Agnaldo Felix (e-mail)

Resposta

A Volkswagen disse que consultou o gerente de serviços da Bandeirantes e foi informada de que o assunto está solucionado. O carro do leitor, segundo a montadora, encontra-se em condições normais de uso.

"Comprei um Kia Sportage 97/98, em novembro, na Car Place. O carro está com quase 3.000 km rodados e desde o início apresenta consumo de 4,8 km/l na cidade e entre 8,5 e 9,0 km/l na estrada. Considero esses números excessivos."
José Antonio Curiati (e-mail)

Resposta

A Kia informou que o veículo foi atendido por um de seus técnicos e que o carro está dentro dos parâmetros normais de consumo médio para esse modelo.

"Comprei um Escort GL em outubro de 96 na Eufrásio. Com menos de um ano de uso, retornei à revenda para reclamar de manchas que vinham aparecendo na forração do teto do veículo. Fui informado de que se tratava de um problema de fabricação, ocorrido na secagem da cola e montagem da forração do teto. Já solicitaram a peça para troca, porém ainda estou aguardando a entrega."
Joilson Câmara (São Paulo, SP)

Resposta

A Ford disse que a peça está sendo providenciada.

"Quero saber por que a Volkswagen não oferece o Gol por encomenda, como a Fiat."
Rogério Pires (São Paulo, SP)

Resposta

A Volkswagen informou que sua linha de produtos é composta de amplo leque de ofertas para que o cliente tenha a opção de escolher, dentro de cada modelo, a versão mais atraente, considerando a disponibilidade de recursos. A montadora disse ainda que existe a opção para o cliente de comprar o carro básico e fazer, posteriormente, a instalação dos acessórios necessários.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.



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