São Paulo, domingo, 5 de abril de 1998

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SERVIÇO
Personalização, que custa entre R$ 250 e R$ 500, pode aumentar preço do veículo no momento da revenda
Pintar pára-choque valoriza carro usado

HENRIQUE MARTIN
da Reportagem Local

Com o objetivo de melhorar a aparência do carro, deixando-o com visual menos "popular", e valorizá-lo na hora da revenda, muitos motoristas estão personalizando o veículo.
A personalização do carro é o nome dado à pintura dos pára-choques, retrovisores e grade dianteira na mesma cor da carroceria. As versões mais completas saem de fábrica com essa pintura.
Entretanto alguns "populares" (com motor 1.0) e básicos, como Corsa, Fiesta, Gol, Ka, Palio e Uno, vêm com o pára-choque liso, ou seja, sem cor nenhuma.
Segundo Cláudio de Souza Dias, supervisor de vendas da revenda Caraigá (VW), a técnica valoriza qualquer modelo. "Um carro usado com pára-choques pintados tem acréscimo de até R$ 300."
Grande parte das oficinas de pintura e funilaria oferece esse serviço de personalização. O preço varia de R$ 250 a R$ 500, de acordo com com modelo, ano e cor. Cores básicas (como preto, vermelho ou branco) são mais baratas; cores metálicas, mais caras.
As oficinas consultadas pela Folha fazem, em média, 30 serviços de personalização por mês -cada uma leva de um a três dias para ficar pronta. Algumas emprestam um pára-choque sobressalente para que o cliente possa usar o carro, enquanto a pintura é feita -rodar sem o equipamento é infração sujeita a multa.
Os donos de Ka devem tomar cuidado. Apesar de ser um carro pequeno, o pára-choque é maior, o que deixa o serviço mais caro.
Everson Imparato, proprietário da Imparato Parachoques & Cia, diz que a procura pela personalização é grande. O principal motivo seria a valorização do veículo.



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