São Paulo, domingo, 05 de junho de 2011
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Navegador por GPS ajuda a evitar multas por excesso de velocidade Aparelhos podem indicar radares fixos, desde que não interfiram na fiscalização eletrônica Sites especializados oferecem atualizações constantes dos locais onde há controle do limite de velocidade
FERNANDO VALEIKA DE BARROS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA A quantidade de radares de velocidade e lombadas eletrônicas tem crescido no Brasil, e muitos não são sinalizados com antecedência, como recomenda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para alertar os motoristas, os aparelhos de GPS passaram a contar com dispositivos que indicam a localização exata dos radares. Nem todos os navegadores saem de fábrica com esse sistema, mas há sites que oferecem de graça tais aplicativos. "Criei um serviço que divulga a localização dos radares e também permite gravar as informações diretamente em alguns navegadores", diz Israel Rodriguez, criador do Mapa Radar. O sistema pode ser baixado nos aparelhos que utilizam mapas da TeleAtlas, da Navteq ou da iGo. Hoje, o site tem cerca de 2.100 colaboradores e 11,5 mil radares identificados no país. Há outros prestadores de serviços similares, como a Trapster e a Hunteradar. "Prestamos um serviço educativo, tal como deveriam fazer as placas de sinalização", sentencia Rodriguez. Para smartphones que incorporam a função de navegação, como o Apple iPhone e o Samsung Galaxy, as atualizações podem ser feitas via aplicativos como o Navigon, que custa cerca de R$ 135. "CAPETINHAS" Mas existem equipamentos proibidos por lei. São os que têm transmissores que interferem nas ondas de rádio ou nos feixes de luz emitidos pelos radares eletrônicos, afetando a leitura da velocidade do carro. Conhecidos como "capetinhas", são facilmente encontrados na internet e vendidos também clandestinamente em algumas lojas de acessórios automotivos. Seu uso é considerado infração gravíssima no código de trânsito. Se for flagrado no veículo pela polícia, o aparelho será retido, o motorista perderá sete pontos na carteira de habilitação e receberá multa de R$ 191,54. "Enquanto o sistema usado nos GPS baseia-se em um cadastramento de radares fixos, os detectores interferem na frequência emitida pelos dispositivos móveis e os iludem", diz Paulo Xovolosk, técnico da loja Planeta GPS. Esses dispositivos são proibidos também em países da Europa, no Canadá, no Japão e em alguns Estados norte-americanos. ONDE ATUALIZAR O GPS www.maparadar.com.br www.trapster.com.br www.hunteradar.com.br www.navigon.com.br Próximo Texto: Serviço pelo celular tem limitações Índice | Comunicar Erros |
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