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Uma acelerada precoce faz Stock rodar sem avisar
O peso reduzido e a força brutal nas rodas traseiras criam uma fera indócil
Segundo os pilotos, um dos segredos é perceber quando o Stock para de rolar e começa a escapar na entrada da curva
Moacyr Lopes Junior/Folhapress
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Escape do motor V8 sai na lateral, em meios às saias
DE SÃO PAULO
Na saída dos boxes, a única coisa que vinha à cabeça
era a frase proferida por Ingo
Hoffmann minutos antes:
"Guiar um Stock Car é como
sexo de porco-espinho: sempre com muito cuidado".
Cuidado, nesse caso, significa também delicadeza na
pilotagem. Direção, acelerador, câmbio. Tudo é direto.
Uma manobra exagerada
faz o Stock rodar. Que o diga
o Bico de Pato, em Interlagos.
Na primeira freada para reduzir de quarta para segunda
marcha, a traseira escorregou de uma vez, sem avisar.
Na grama, o jeito foi acionar a ignição, à esquerda do
banco, e voltar como quem
quer manter o carro na pista.
Três, quatro curvas e o
cockpit começava a "fritar",
mesmo na reta dos boxes.
Na freada para o "S" do
Senna, a marcha cai de quinta para segunda, numa profusão de sons metálicos da
embreagem e do câmbio sequencial argentino Saenz.
"No novo Stock, subo e
desço as marchas sem usar o
pedal de embreagem", diz o
piloto Átila Abreu, que aproveita e freia com o pé esquerdo. O câmbio agora é o inglês
X-Trac, de seis marchas.
"REBOLATION"
Uma a mais, uma a menos,
não faria a diferença naquela
hora. O importante era acertar as reduções enquanto o
Stock "rebolava" na freada.
"É preciso "feeling" [sensibilidade] para sentir quando
o carro para de rolar e começa a escapar na curva", afirma. Mais verídico ainda com
pneus 285/645 R18 bem usados. O jogo "meia-vida" do
Stock 2010 vai parar no 2008.
Depois de quatro voltas, o
erro: o excesso de confiança,
quando você acha que fez as
pazes com algo irrequieto.
Na Curva do Lago, as pinças Wilwood freiam o carro
de 200 km/h para 100 km/h.
Ele entra na curva à esquerda
com aderência total e apoia
os pneus na zebra externa.
Ali, uma aceleração precoce faz as rodas de trás despejarem muita força e giram a
traseira rapidamente em direção à proteção de pneus.
Baque! O Stock acerta o
muro interno e o capô de fibra voa longe. Aterrissa antes
de o carro dar o giro de 360.
Um susto e um alívio. Em
saber que a gaiola é uma fortaleza para os 35 pilotos da
corrida de hoje, às 10h50.
(FS)
A equipe AMG cedeu o Stock Car para teste
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