São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Carros, muitos carros

Veículos protagonizam filmes de James Bond; Ford estrela nova película

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

James Bond costuma arrastar não só os fãs de suas aventuras aos cinemas. Seus filmes também são um prato cheio para quem gosta de carro. E, se o ator que interpreta 007 é diferente desta vez, a Ford reaparece como a fornecedora de "Cassino Royale", que estréia, no Brasil, em 15 de dezembro, um mês depois do início nos EUA.
O herói dirigirá um DBS, da Aston Martin, marca que pertence à montadora americana. Haverá também um Ford Mondeo, que acabou de ser revelado no Salão de Paris e que nem é vendido nos Estados Unidos. O Mondeo será o primeiro veículo a aparecer na película: servirá para levar James Bond até seu hotel nas Bahamas.
A chegada do carro até o Caribe foi digna das ações do protagonista. Ele ainda não existia, mas deveria ser filmado em fevereiro de 2006. Então, antes de o sedã atravessar o oceano Atlântico camuflado, foi feito um protótipo capaz de andar.
Ou seja, ele não estará em cenas automobilísticas eletrizantes, como o Jaguar XKR -outra marca do grupo Ford- que corria sobre o gelo em "007 - Um Novo Dia para Morrer", de 2002, ou o Lotus Espirit que se transformava em um submarino, atração de "007 - O Espião que me Amava" (1977).

Amor eterno
O amor de James Bond pela Aston Martin, porém, é claro. Começou em 1964, quando Sean Connery foi apresentado a um DB5 com assento ejetável e uma metralhadora que enfumaçava o ambiente e atrapalhava os vilões de "007 contra Goldfinger". O carro apareceu em outros três filmes do espião.
A montadora inglesa fez questão que, no começo de 2006, Daniel Craig, o novo 007, visitasse sua sede para mostrar o DBS. As armas secretas, no entanto, não foram divulgadas.
Houve uma pequena interrupção, quando a BMW passou a ser a fornecedora das máquinas. Talvez a cena que mais tenha marcado os anos 90 seja um Z8 sendo cortado pela metade em "O Mundo não é o Bastante", exibido em 1999. O carro chegou a ser a atração de uma exposição no Museu de Ciências de Londres sobre o universo "bondiano" em 2002.
Se James Bond prefere a Aston Martin, seus fãs preferem que ele dirija um modelo francês. Uma enquete do site inglês "4Car" realizada em outubro revelou que a perseguição com um Citroën 2CV é a favorita. O carrinho conseguiu 24% dos votos, enquanto o DB5, o segundo colocado, ficou com 13%.
No filme "Apenas para Seus Olhos" (1981), o espião é obrigado a dirigir o 2CV amarelo de sua namorada depois que seu Lotus explode. Após pular estradas, balançar macieiras e capotar o carro duas vezes, Bond -como era de se esperar- consegue enganar o vilão.
Outros carros que roubaram a cena foram dois Ferrari F355, um Porsche 911, um Mercedes-Benz SL e um Lamborghini Diablo. Com exceção do Mercedes, todos foram danificados, destruídos ou caíram de um avião. Por outro lado, nada aconteceu com os modelos da Ford, que sempre exibiu novidades nas telas -e conseguiu entrar na mente do espectador sem que ele percebesse.


Próximo Texto: A4 e S40 oferecem novidades mecânicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.