|
Próximo Texto | Índice
FÉRIAS
Montadoras aproveitam movimento de Campos do Jordão para mostrar lançamentos e atrair possíveis compradores
Fábricas sobem a serra para elevar vendas
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A CAMPOS DO JORDÃO
Todo mês de julho, cerca de 1,5
milhão de turistas invadem Campos do Jordão (167 km a nordeste
de São Paulo) para a badalada
temporada de inverno. As montadoras aproveitam esse movimento para vender carros e mostrar
seus produtos. E o consumidor
pode dirigir novidades, como o
Citroën C3 e o Ford EcoSport.
Neste ano, são sete estandes que
representam dez marcas. Em cinco deles, é possível dar uma volta
com os carros. Mas nem por isso
os outros deixam de ser atrativos,
como o da DaimlerChrysler
-que expõe os carros da Jeep, da
Chrysler e da Mercedes-Benz nos
finais de semana- e o da Subaru.
Na Ford, o visitante pode pedir
para dirigir EcoSport, Fiesta, Focus e Ranger. O test-drive funciona das 12h às 18h. A Folha, sem se
identificar, fez o percurso que dura pouco mais de cinco minutos
com um EcoSport 1.0 Supercharger. É preciso apresentar a carteira de habilitação e preencher uma
ficha antes de entrar no carro. Depois, é necessário registrar suas
impressões sobre a experiência.
No gerúndio, o instrutor disse o
caminho a percorrer -"você pode estar seguindo pela esquerda"- e enumerou as qualidades
do carro -"o motor é muito
bom, sobe ladeira em segunda
marcha sem problemas". Ele também forneceu informações sobre
as outras versões do utilitário
esportivo, mas não soube informar o mais básico: o preço.
No estande da Citroën, a reportagem foi abordada e convidada
a entrar em um C3, o carro com
maior destaque, "para ver o painel digital". A recepcionista deu
informações sobre o carro, mas
foi preciso pedir para dirigi-lo.
O trajeto tem cerca de um quilômetro, e também estão disponíveis C5 e Xsara Picasso.
Apesar de dizer que o carro é
concorrente do Audi A3 -maior
e muito mais caro-, a funcionária do estande antecipou uma boa
notícia: em agosto, o compacto da
Citroën ganha motor 1.4 e custará
entre R$ 24 mil e R$ 28 mil. De
volta ao estande, é preciso preencher uma ficha, e o motorista ganha um prospecto do veículo.
Vinho
A Audi oferece mais do que test-drive -agendado com uma das
promotoras-, principalmente
para os donos de um veículo da
marca. Com o Audi House Card, é
possível lavar o carro, tomar café
expresso, jogar fliperama e ganhar uma massagem. Para ter o
cartão, é preciso apresentar a documentação do automóvel.
Os "mortais" podem entrar no
estande e comprar chocolates da
Kopenhagen e vinhos Barton
& Guestier -a garrafa mais cara
sai por R$ 85. A Mercearia São
Roque oferece pratos de R$ 13
(caldos e cremes) a R$ 19,50 (pizzas). O ambiente é partilhado
com o reestilizado A8, a inédita S4
Avant e o esportivo sedã RS6.
A Fiat promete que o turista pode fazer um test-drive de Doblò,
Marea e Stilo. Já a Toyota afirma
que estão à disposição Corolla e
Hilux. Porém os estandes não estavam prontos quando a Folha
esteve na cidade -o da Toyota
ainda estava sendo montado. A
montadora mineira usa a mesma
decoração de 2002, com direito a
nevascas artificiais e boneco de
neve que dança, anda e fala.
Salão
Quem gosta de novidades não
precisa ficar frustrado por não haver neste ano nenhum salão do
automóvel no Brasil. Campos do
Jordão também serve para mostrar alguns bons lançamentos.
A Mercedes-Benz aproveita a
oportunidade para exibir pela primeira vez no Brasil a perua Classe
E Estate -apresentada no Salão
de Detroit, em janeiro- e o CLK
Cabriolet, lançado no de Genebra
(março). Pena que o estande só
esteja aberto entre as 11h de sexta-feira e as 18h de domingo.
A Subaru mostra o Impreza
Turbo WRX, que foi reestilizado
na versão 2003 e acaba de ser lançado. No mesmo espaço, a Hyundai -as duas marcas têm um
único importador- apresenta o
utilitário esportivo Terracan, que
começa a ser vendido neste mês.
No entanto, quem visita Campos do Jordão nota algumas ausências. Jaguar, Land Rover, Nissan e Peugeot, por exemplo, já estiveram por lá em outros anos. A
Volkswagen saiu das ruas e entrou no shopping Market Plaza.
Sem nenhum alarde, lá está o luxuoso sedã Phaeton. Em outro
corredor, o visitante encontra um
solitário Kia Sorento, o novo utilitário esportivo da marca coreana.
José Augusto Amorim viajou a convite
da Audi Senna
Próximo Texto: Cartas Índice
|