|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ESPORTIVO
Modelo artesanal da Audi, uma das atrações da marca alemã no Salão de SP, chega com motor de 450 cavalos
Sedã RS6 rende como oito "populares"
LUÍS PEREZ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
O motor do Audi RS6 é um V8
4.2 de 450 cv (cavalos) de potência
-quase oito vezes um Renault
Clio 1.0 8V. O comportamento é
de esportivo: vai de 0 a 100 km/h,
de acordo com a fábrica, em 4,9
segundos. A velocidade máxima é
limitada em 250 km/h.
Por isso, muita calma nessa hora: a Folha avaliou a única unidade do modelo em solo brasileiro,
justamente a que será apresentada a partir de quinta no Salão de
São Paulo, que vai até o dia 20. As
vendas devem começar só em
abril, e o preço depende do temperamento do dólar. Em valores
de hoje, seria cerca de R$ 300 mil.
Quem fica animado só de olhar
para um motor vai se deleitar: até
ele ganhou um trato no visual, recebendo cobertura de fibra de
carbono. O torque (força) também é estimulante: 57,14 kgfm, sete vezes o de um "popular".
Apesar de o test-drive ter sido
cauteloso dadas as circunstâncias,
o carro, produzido em escala artesanal pela divisão esportiva da
marca, chama a atenção pela estabilidade nas curvas. Segundo a
Audi, isso se deve à suspensão
DRC (Dynamic Ride Control), ou
seja, monitorada permanentemente para que o veículo se mantenha nivelado com o solo. Ainda
assim, parece inevitável raspá-lo
nos pisos irregulares do país.
"Sopa de letrinhas"
Sua suspensão atua em conjunto com várias engenhocas eletrônicas. A "sopa de letrinhas" tem
como ingredientes, além dos
freios ABS (antitravamento), os
sistemas EBD (distribuição da
força de frenagem), EDL (sistema
ativo de freios), ASR (sistema antiderrapagem) e MSR (controle
da força do motor).
Sua tração é integral, e o câmbio
Tiptronic de cinco velocidades
permite fazer trocas por "borboletas" na coluna de direção.
Nem todas as características,
porém, são de esportivo. Se o condutor quiser, pode ficar em posição elevada. Também tem à disposição vários itens de conforto
necessários para o dia-a-dia
-como ar-condicionado automático, bancos com aquecimento
e sensor de estacionamento.
Texto Anterior: Série especial: VW lança Parati nos moldes da Super Surf Próximo Texto: Ficha técnica: Audi RS6 Índice
|