São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

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Cartas

Dayun sem brinde
"Minha esposa comprou uma Dayun Custom. De brinde, a loja prometeu um capacete e o tanque cheio. A entrega da motocicleta demorou mais de duas semanas. Argumentaram que era um atraso do Detran. Finalmente retirei a moto em outubro, mas até hoje não entregaram o capacete nem encheram o tanque. Ligo para a Dayun, mas os funcionários dizem que o dono não está."
Mauro Pencov Júnior (São Paulo, SP)

Resposta da Dayun - "O capacete foi entregue ao cliente, e o tanque, abastecido."

Réplica do leitor - "Tive de insistir por 45 dias para cumprirem uma promessa que estava no anúncio publicitário."



Focus carbonizado "Comprei o novo Focus 2.0, em outubro do ano passado. Desde o primeiro dia de uso, ele não demonstrou desempenho compatível com a potência indicada pelo fabricante. Depois da primeira revisão, o motor começou a apresentar um barulho, que não foi solucionado pela concessionária. O problema ficou mais grave, e os técnicos concluíram que era uma carbonização causada por agentes externos. Mesmo com o carro na garantia, a Ford se recusa a pagar o conserto e diz que o problema aconteceu porque eu usei combustível adulterado."
Wellington Gomes (Salvador, BA)

Resposta da Ford - "O veículo se encontra em atendimento na Morena Veículos."

Réplica do leitor - "Fui obrigado a pagar R$ 2.500 ou o carro estaria parado na concessionária até hoje. Entrei na Justiça para ter o dinheiro de volta."



Motor do Gol "O motor do meu Gol 2009 começou a apresentar barulho e, quando medi o óleo, verifiquei que estava baixo. Levei o carro à concessionária Original, onde está parado para reparos desde o dia 24 de outubro. A Volkswagen ofereceu um carro-reserva por apenas dois dias, mas até agora ainda não resolveu o problema e não deu um prazo para entregar o meu carro."
Luciano José da Silva (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Consultamos a gerência da Original e fomos informados de que, após as correções necessárias, o veículo foi entregue ao cliente em condições normais de uso."

Réplica do leitor - "Trocaram o motor do carro depois de um mês de espera. Nesta semana, voltei à revenda e comuniquei que o óleo estava baixo novamente. Disseram que está tudo normal, mas não acredito. Agora aguardo uma nova documentação do serviço."



Câmbio do Fiesta
"Comprei um Fiesta 1.6, em julho, na concessionária Andretta. No dia 23 de setembro, o câmbio travou. Voltei à revenda, onde o mecânico garantiu que não havia defeito e fizeram apenas um ajuste. Em 5 de outubro, o câmbio travou de novo. Como da primeira vez, o mecânico informou que não havia localizado o defeito, mas que, agora, entraria em contato com a Ford para resolver o caso. Na semana passada, ao sair com o carro, não só o câmbio travou como também a embreagem. Tenho receio de continuar usando o veículo."
Raimundo Nonato Silva (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O carro foi atendido na Andretta, e a questão foi solucionada."

Réplica do leitor - "O veículo foi reparado, e o defeito não ocorreu mais."



Propaganda do 500
"O filme publicitário do Fiat 500, veiculado na televisão, mostra o carro fazendo ultrapassagens de veículos maiores e mais lentos pela direita, o que é uma infração grave, de acordo com as leis de trânsito, além de estimular uma condução perigosa. Na minha opinião, a propaganda deveria ser multada."
Wilson Bruma (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A peça publicitária utiliza recursos de animação, feitos em computador, para representar de forma lúdica algumas características do Fiat 500. Os veículos maiores e mais lentos, aos quais o leitor se refere, são robôs gigantes, que compõem a produção."

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